Mulheres e adultos mais velhos são um publico importante
38% dos jogadores são mulheres.
O sector dos videojogos tem vindo a sofrer grandes mudanças durante estes últimos anos. De acordo com um estudo da IBISWorld para os Estados Unidos, a chegada dos novos públicos está a fazer-se notar cada vez mais.
Para além do previsível crescimento económico da indústria dos videojogos, que ultrapassa os 10% em cada ano até chegar a 2013, a análise também aprofunda a distribuição dos utilizadores em função da faixa etária e do género.
Para a IBISWorld, 38 % dos utilizadores norte-americanos são mulheres, o que significa um aumento na ordem dos 5% neste público. Relativamente às faixas etárias houve também um aumento, pois agora a média de jogadores sitau-se nos 35 anos e a dos compradores nos 39. Por fim, 24% dos jogadores ultrapassam os 50 anos.
Falando de dados mais generalistas, 67% dos cabeças de casal costumam jogar videojogos nos seus tempos livrers, dando bastante significativo se tivermos em conta a população norte-americana.
O analista Georges Van Horn acabou por comentar que, " Quando os videojogos foram lançados nos anos oitenta, o publico apelidou-os de loucura, e de algo apenas para adolescentes. Como estavam eles tão errados."