Multijogador PS4 pago irá financiar melhorias
Yoshida diz que Sony quer continuar a melhorar.
Numa entrevista com o CVG, Shuhei Yoshida da Sony explicou a necessidade da companhia em cobrar pelo acesso ao multijogador online na PlayStation 4. Segundo revelado, isto irá permitir manter um serviço de alta qualidade, facilitar melhorias e expansões.
"Essa foi uma grande decisão. O que discutimos internamente e decidimos é que vamos continuar com o acesso gratuito a jogos online na PS3 e PS Vita, isso é claro. Mas como na PS4 a conectividade online apresenta funcionalidades tais como um segundo ecrã, transferências automáticas e funcionalidades de partilha - estas são o grande pilar da experiência PS4 e vamos continuar a investir nesta área para expandir e melhorar estas funcionalidades e serviços online."
"Se continuarmos a oferecer o acesso online, a pressão natural é que teremos que cortar no custo para providenciar este serviço gratuito. Mas isso é conflituoso com o nosso objetivo de providenciar grandes e muito robustos serviços online no futuro. Portanto decidimos isso para a PS4, porque queremos continuar a investir e melhorar os nossos novos serviços, pedimos aos nossos mais empenhados consumidores nas atividades online para partilharem o fardo conosco para podermos continuar a investir."
Estas foram as palavras de Yoshida a respeito da necessidade de restringir o acesso ao multijogador online como funcionalidade inserida no PlayStation Plus. No entanto, continuam a receber um número adicional de benefícios e extras além do acesso ao multi online.
"Para diminuir um pouco a dor vamos continuar a oferecer conteúdos gratuitos com a Coleção Instantânea de Jogos, descontos e acesso antecipado a betas também na PS4.
Mas na PS4, os jogos serão mais recentes que na Vita e PS3 e a Sony decidiu oferecer uma versão mais pequena de DriveClub que inclui acesso a todas as funcionalidades online.
Yoshida acredita que ao oferecerem um jogo digital por mês, incluindo indies de alta qualidade, o fardo de pagar para jogar online será suavizado. Isto potencialmente será um grande atrativo para o Plus.
A PlayStation 4 chega em Novembro com um custo de €399 e caso sejam atuais membros Plus, a subscrição passa para a nova consola. Caso não sejam podem continuar a jogar os modos para um jogador e aceder na mesma aos serviços e media online, apenas não podem jogar o multi online.