Passar para o conteúdo principal

NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS é uma carta de amor aos fãs. Análise completa!

Best of simplificado.

Imagina um best of, repleto de músicas que adoras, mas já conheces há anos e sabes de cor e salteado, sem grandes novidades capazes de incentivar a apostar numa edição nova.

Passados 7 anos desde o jogo anterior na série, NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS chega como mais uma espécie de best of dos melhores momentos desta popular obra de Masashi Kishimoto, para relembrar o quão movimentada já foi esta franquia da Bandai Namco. Poderá não parecer, mas a dada altura, os jogos Naruto da Bandai Namco e Cyberconnect2 chegavam a ritmo anual e pareciam sempre encontrar motivos para o lançamento de mais um.

Com a manga e anime em andamento, era fácil ficar perante novos eventos que não foram cobertos no jogo anterior e isto chegou a um pico de 4 jogos em 5 anos. Após uma paragem de dois anos, Ultimate Ninja Storm 4 chegou em 2016 e após a expansão Road to Boruto em 2017, não tivemos mais novidades nesta série, até agora. Passados todos estes anos adormecida, a série Ultimate Ninja STORM regressa para relembrar os tempos de ouro.

A manga terminou em 2014 e a anime em 2017, o que ajuda a entender o porquê das adaptações para videojogos estarem paradas, praticamente desde a mesma altura. Atualmente, os fãs deste universo podem acompanhar novas aventuras somente na manga de Boruto, que ainda continua, uma vez que a anime já terminou. Isto deixa a Bandai Namco com um desafio: como trazer de volta a série sem se focar unicamente em Boruto? A resposta é um best of, um olhar aos melhores momentos de Naruto, com um extra sobre Boruto.

Ver no Youtube

Depois de Generations e Revolutions, temos Connections, um novo jogo não numerado e que não se foca em introduzir novo conteúdo em relação aos anteriores, mas sim apresentar mais um olhar aos melhores momentos já adaptados. Naruto x Boruto Connections apresenta-te 4 modos principais, um modo História, História Bónus, Batalha Livre e Batalha Online, nos quais poderás jogar com o maior leque de personagens já vistos num jogo da série, incluindo estreias.

Naruto x Boruto Connections apresenta-te mais de 130 personagens, número superior a Revolution, para se tornar no maior elenco jamais visto num jogo Naruto. Isto inclui personagens desde os primeiros episódios de Naruto em criança até Boruto, como os membros da Kara: Jigen, Delta, Koji e Boro. É uma lista impressionante e que diferencia as várias versões de Naruto para jogares com aquela que tem os teus golpes ou Ultimates preferidos. É um dos seus maiores destaques e provavelmente a única diferença, pois tudo o resto é demasiado familiar.

Todo o conteúdo singleplayer pode ser jogado em menos de 10 horas, o que não surpreende tendo em conta a sua simplicidade. O modo História é o recordar dos melhores momentos em cada arco narrativo de Naruto. No meio de algumas cutscenes vindas diretamente da anime, terás a oportunidade de combater e recriar as melhores lutas da série, incluindo algumas boss fights, como Shukako, Kurama, Madara ou Kaguya Ootsutsuki, sem esquecer as diversas lutas entre Naruto e Sasuke ao longo da série.

A maioria destes capítulos são jogados em cerca de 30 minutos e já serviram de alimento para modos de história em jogos completos, são agora aqui resumidos sem qualquer exploração de mapa, apenas capítulos com cenas e lutas. Muitos dos mega confrontos também foram simplificados, mas conseguem transmitir na mesma aquela energia que tanto adoramos em Naruto e recordam bem o porquê de já termos jogado 7 jogos Naruto Ultimate Ninja Storm em cerca de 9 anos.

O episódio extra com Boruto segue a mesma regra de simplicidade. É uma série de cutscenes, como se fosse um filme criado com o motor de jogo, no qual apenas jogas os combates e não tens os momentos de exploração vistos nos modos história de jogos anteriores. Aqui, a principal diferença é que tens uma história original criada para este modo, juntamente com a possibilidade de combater com qualquer personagem (no modo História estás restrito pelos acontecimentos na manga/anime). Isto porque a história original criada foca-se no uso de um jogo de realidade virtual que permite a Boruto escolher qualquer personagem para lutar.

A história original é interessante o suficiente para te fazer seguir o modo até ao final, mas não esperes algo que te vá empolgar. É uma narrativa focada numa nova personagem que deseja levar em frente o plano de Pain, mas com uma abordagem que conta com um videojogo. É um olhar ao estado atual da sociedade e do papel dos videojogos/redes sociais para manipular a forma como corre o mundo ou como pensamos, mas com o cenário Naruto e Boruto, o que significa ninjas e uma iminente guerra mundial.

Tudo isto é apresentado com o mesmo gameplay que já conheces e que nada mudou ao longo destes últimos anos. Apesar de algum refinamento, a Cyberconnect2 foi ao baú buscar tudo o que já tinha feito para o apresentar sem grandes novidades, o que juntamente com a estética reforça a sensação de familiaridade. É uma experiência de combate a grande ritmo, com elevada simplicidade, com alguma profundidade, mas nada que vá exigir muito de ti. Alcançar os ranks S poderá obrigar-te a repetir algumas lutas, mas um veterano da série não terá problemas em praticamente nenhuma luta.

Os controlos focados num só botão para atacar, com as variações de direção a ditar diferenças no aparato visual, juntamente com a gestão de Chakra para movimento, permanecem na base dos combates Naruto x Boruto Connections. A pouca profundidade vem do ritmo de combates, como quem diz, da gestão de esquiva, defesa e não martelar os botões para aproveitar os momentos em que o adversário está suscetível a ataques. De forma simples, não deves martelar o botão de ataque sem parar ao ponto de ficar aberto a ataques.

Ver no Youtube

A componente visual também reforça toda a sensação déjá vu pois a recriação da estética "anime interativa" significa algo muito próximo ao que já vimos no jogo anterior, há sete anos atrás. Melhorias no desempenho e na resolução ajudam, juntamente com outros aprimoramentos gráficos, a conquistar melhor qualidade visual, mas se num certo momento sentes que os gráficos estão superiores ao anterior, noutro já dás por ti a questionar se tem realmente melhorias. É o primeiro jogo da série com versões nativas para as mais recentes consolas e isso faz diferença, mas não muita.

Passado 7 anos, o regresso de Naruto é feito de forma humilde e praticamente desprovido de ambição. Este olhar aos melhores momentos resulta na falta de reais novidades (o modo com Boruto não tem estofo suficiente para carregar esse peso e responsabilidade), onde somente as cerca de 30 personagens nunca antes presentes num jogo da série conquistam curiosidade. A Bandai Namco incluiu alguns conceitos de jogo serviço, como níveis de personagens para obter itens de personalização, bónus de log-in e incentivos a jogar mais e mais, mas é difícil perceber bem o que fazer de Naruto x Boruto Connections.

Conclusão

NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS é uma carta de amor a todos os fãs deste universo e que passados tantos anos começaram a sentir saudades de um jogo da série. No entanto, é um título difícil de posicionar e talvez até seja melhor procurar a Trilogy ou Ultimate Ninja Storm 4 para obter uma melhor e maior experiência Naruto. As novas personagens são a única real curiosidade num pacote demasiado familiar.

Prós: Contras:
  • A sensação de nime Naruto interativa ainda se mantém
  • Loadings rápidos
  • Alguns bons momentos visuais
  • Lutas rápidas e extremamente acessíveis
  • Mais de 130 personagens, incluindo muitas estreias
  • Gameplay praticamente inalterado desde 2016
  • Elevada sensação de familiaridade
  • Não tens um modo de aventura com exploração como nos anteriores
  • Conteúdo singleplayer acaba rapidamente

Lê também