Passar para o conteúdo principal

Naughty Dog explica o segredo para os gráficos de Uncharted 4

A arma secreta chama-se "Shader Package".

Depois da fantástica demo, do episódio engraçado com o bug que surgiu durante a apresentação da mesma no PlayStation Experience, e de termos visto que Nathan Drake agora parece mais natural e humano, chegou a vez de ficarem a saber um pouco mais sobre a conferência que a Naughty Dog ofereceu dedicada à modelização do personagem.

Frank Tzeng, Yibing Jiang, Colin Thomas, Ryan Trowbridge e Ashley Swindowski, todos eles membros da Naughty Dog, explicaram uma série de elementos interessantes relacionados com o trabalho gráfico e tecnológico que rodeia o jogo.

"Quando Nathan entra ou sai da água, isso afectará o seu shader que fará com que se pareça mais brilhante," explicaram eles adiantando que até a posição do corpo e o grau de humidade por causa da água modificará também o seu cabelo. "Trabalhámos em tudo isso com muita gente de outros departamentos, de forma a que as pessoas que trabalham com os efeitos do vento também estejam coordenadas com as pessoas dos shaders e outras."

"Quando Drake se movimentar pela cenário ele irá afectar o meio ambiente e pelas plantas em seu redor. A tecnologia que temos vindo a usar para a vegetação é a mesma que usámos na sua camisola e de facto as plantas inspiraram a forma de como temos tratado o próprio Nathan. Quando vimos como se moviam as plantas isso fez-nos estar mais perto dos artistas e ver como podíamos fazer com que tudo isso tivesse as suas implicações que afectassem directamente a camisola do protagonista," contaram eles.

"Temos uma arma secreta chamada Shader Package que serve para lidarmos com todas essas coisas que fazem com que Nathan fique com pior aspecto. Para conseguirmos uma qualidade visual semelhante à de um filme precisamos de shaders baseados em físicas," explicaram. "Basicamente pomos todas as investigações e as ideias das pessoas inteligentes, e juntá-mo-las numa caixa negra. Dessa forma podemos ajustar a lama, os tecidos e a areia... Assim é tudo mais fácil para o resto da equipa, e booom! O resultado final é muito porreiro".

Em baixo podem ver a interessante conferência na integra.

Ver no Youtube

Lê também