Need for Speed Unbound - Volume 4 - Um poema à Porsche
O que esperar deste novo Volume?
Desde o seu lançamento em novembro de 2022, Need for Speed Unbound tem recebido múltiplas fornadas de novos conteúdos - aquilo a que o estúdio chamou de "Volumes" - e que mostra como a EA está disposta em manter o jogo "fresco" e a captar continuamente a atenção dos fãs. Hoje, podes então jogar o novíssimo Volume 4, que traz uma série de novidades.
A EA teve a gentileza de me dar acesso a este novo volume para poder experimentar tudo aquilo que o mesmo contém e, apesar de ser a minha estreia em NFS Unbound, já me deu um pequeno gostinho daquilo que espera os fãs de NFS.
A característica deste volume que provavelmente salta mais à vista, e tal como já sabíamos de antemão graças aos materiais promocionais, é a colaboração entre NFS Unbound e a Porsche, com a icónica companhia automobilística a celebrar o seu 75º aniversário. Os jogadores irão então receber múltiplos eventos temáticos, cosméticos, personalizações e, como não podia deixar de ser, terão ainda a oportunidade de obter um Porsche Taycan Turbo S.
Para o obteres, é necessário mostrares os teus dotes de corrida no Kennedy Test Track, que foi reformada para comemorar o aniversário da Porsche com murais, outdoors e bandeiras. Basicamente, terás de competir três vezes, em diferentes pistas e usando carros da marca, para finalmente poderes jogar com o Porsche Taycan Turbo S. Uma vez que se trata de um veículo elétrico, este Porsche tem animações diferentes quando acelerares com ele (ao invés dos habituais graffitis de fumo, funciona mais como um fio de luz) e até o próprio som do mesmo foi trabalho pela Criterion.
Outro novo recurso são os eventos impulsionados. Durante um tempo limitado, certas Playlists ou Linkups serão aprimorados, aumentando o XP concedido e o dinheiro ganho. Isto inclui a lista de reprodução Porsche Unleashed - aquela que mencionamos no parágrafo anterior - o que significa que há grandes recompensas a serem conquistadas, assim como os carros novos.
Também novidades neste Volume 4 são as Gauntlet Playlists. Apresentando quatro corridas por Playlist, o nível de Heat aumenta a cada corrida, com mais polícias atrás de ti de cada vez que cruzas a linha de chegada. Caso sejas apanhado pelos policias, perderás a hipótese de ganhares recompensas.
De facto, existem muitas novas e entusiasmantes atividades que chegam com este Volume 4, o que é entusiasmante para alguém que está a ter a sua primeira experiência no mundo de Unbound. Existem também muitos novos itens para desbloquear no Speed Pass gratuito, dando sempre um incentivo extra para continuar a correr: existem 75 níveis para desbloquear, cada um deles com itens como roupas, banners, luzes para a parte inferior do carro, poses, autocolantes, decalques, entre muitos outros.
Curiosamente, parece haver uma mistura justa entre conteúdos pagos e conteúdos gratuitos providenciados pela EA: enquanto tudo o que referi anteriormente é gratuito, podes ainda dirigir-te à loja do jogo e comprar itens extra como Hip Hop Origins Swag Pack, Need for Speed Unbound - Lotus Exige S Legendary Custom Pack ou Need for Speed Unbound - Vol. 4 Customs Pack. O Lotus Exige S Legendary Custom Pack foi-me particularmente útil, dando-me bons carros para poder correr nas diversas playlists sem ter de estar a perder muito tempo a angariar dinheiro para os comprar.
É importante notar que tudo aquilo presente no Volume 4 cinge-se maioritariamente ao multiplayer do jogo; se estavas à espera de novos conteúdos para o singleplayer, então não estás com sorte.
Caí um pouco de paraquedas no mundo de Need for Speed Unbound mas devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendido; o jogo é bastante viciante, repleto de adrenalina, e as suas mecânicas são bem mais desafiantes do que aquilo que esperava (especialmente o maquiavélico drifting, ou a mecânica de passar ao lado de carros para ganhar nitro). De uma forma geral, o Volume 4 vem dar mais razões aos jogadores para continuarem a correr e a competir, e esperemos que a Criterion continue a apoiar o jogo nos próximos tempos.
Não te esqueças de conferir a nossa análise a Need for Speed Unbound aqui.