Neil Druckmann alega que foi mal citado na entrevista da Sony
"Palavras, contexto e intenção perderam-se."
Neil Druckmann, diretor criativo de The Last of Us, afirmou que as algumas das suas "palavras, contexto e intenção perderam-se", durante uma entrevista com a Sony. O designer da Naughty Dog afirma que os comentários que lhe foram atribuídos sobre o próximo jogo foram significativamente alterados.
No início desta semana, a Sony publicou no seu site uma entrevista em que Druckmann alegadamente dizia que o seu próximo projeto poderia "redefinir as perceções comuns dos videojogos". No entanto, na sexta-feira, Druckmann utilizou as redes sociais para afirmar que nunca fez tais comentários e partilhou a versão completa e não editada das suas palavras, sugerindo que a edição da Sony foi tão acentuada que o contexto original se perdeu.
Druckmann explicou: "Ao editar as minhas respostas longas na minha recente entrevista com a Sony, algumas das minhas palavras, contexto e intenção perderam-se, infelizmente. Bem, aqui está a resposta completa à pergunta final sobre o nosso futuro jogo". Incluiu a transcrição completa da sua resposta, na qual salientou que não acredita que "os jogos precisam de ser filmes ou... precisam de ser programas de televisão".
Este incidente é importante porque, embora seja comum as equipas de comunicação das empresas editarem as citações para obterem nitidez e concisão, é raro que o próprio autor das declarações publique as suas palavras originais e não editadas.
Na resposta completa de Druckmann, ele discute a crescente apreciação dos jogos como um meio de entretenimento para todos, não apenas para as crianças. Mencionou também o seu entusiasmo pelo próximo projeto da Naughty Dog e a forma como a série televisiva The Last of Us ajudou a alargar a perceção dos jogos. Druckmann deseja que as pessoas que vêem a série de televisão e se apaixonam pelas personagens e pelas histórias acabem por descobrir os jogos e as experiências narrativas profundas que estes oferecem.
Além disso, Druckmann falou sobre o impacto que as adaptações de jogos para outros meios, como a série televisiva The Last of Us e o sucesso de Fallout na Amazon, têm na abertura do público não ligado aos jogos para as incríveis experiências emocionantes disponíveis nos mesmos.
Com este esclarecimento, Druckmann procura não só retificar o mal-entendido, mas também evidenciar a sua visão da indústria dos videojogos e a importância de manter a integridade e a intenção original das suas palavras em qualquer comunicação pública. Este episódio realça a importância de uma comunicação precisa e contextual, especialmente numa indústria tão complexa como a dos videojogos.