NES Remix 2 - Análise
Uma nova roupa para os clássicos NES.
Produzido pelo estúdio EAD Tokyo (Mario Galaxy e Super Mario 3D World), NES Remix é o derradeiro desafio dos clássicos lançados para a NES, um jogo que colhe a fina flor de jogos Nintendo do sistema 8-bit e entrega uma série de momentos, totalmente reconstruídos, com desafios rápidos e objectivos que vão do mais básico e elementar até ao mais complexo. Como um cartucho com múltiplos jogos, não é pouco perceptível a investida da Nintendo em cativar o interesse dos fãs de longa data mas também em promover a sua galeria de clássicos da Virtual Console. Lançado o original no final do ano passado, após um anúncio surpreendente durante a última Nintendo Direct de 2013, não é de todo uma surpresa ver chegar, quatro meses depois, a sequela. NES Remix 2 vem preencher uma fase menos movimentada de publicações para a Wii U e, ao mesmo tempo, baralhar as mecânicas dos clássicos.
Produzido por Yoshiaki Koizume e dirigido por Koichi Hayashida (co-director de Super Mario 3D World), NES Remix 2 mantém a apresentação do original. Lado a lado, são títulos quase gémeos. A única coisa que muda é a sua motorização, ou seja, os jogos NES. Neste capítulo, mais carne foi colocada no assador. Enquanto que o original despertou pela curiosidade do género mas não tocou os jogos mais esperados (mesmo nos títulos desbloqueados não encontrámos os famosos Super Mario Bros.), em NES Remix 2 o pensamento está na grande audiência. Embora se verifique uma tendência para promover uma oferta equilibrada, é indiscutível o reforço proporcionado por jogos como Super Mario Bros. 3, Metroid, Super Mario Bros.: The Lost Levels, Super Mario Bros. 2, Kid Icarus e Kirby's Adventure, títulos apelativos só pelo seu nome. Felizmente, o valor da oferta é ampliado pelo equilíbrio, com jogos um pouco menos conhecidos mas que dinamizam o conteúdo, como Wario's Woods, Punch-Out!!, Ice Hockey e Mario Open Golf.
À semelhança do original, somente alguns dos doze títulos que compõem NES Remix 2 se encontram disponíveis num primeiro momento. Os outros serão desbloqueados à medida que concluem mais desafios e recolhem um certo número de estrelas. Além destes 12 jogos, os quais são compostos por vários níveis, existe uma secção adicional composta pelos desafios NES Remix e que se perfila como uma remistura de todos os jogos, oferecendo mais algumas dezenas de níveis e com uma segunda volta deveras desafiante. A reconstrução de alguns desafios chega a ser ainda mais surpreendente nesta secção NES Remix.
A apresentação do jogo é "sui generis" e faz as delícias dos fãs que adoram os sons e o aspecto altamente pixelizado (8-bit) das personagens. Mas são os "twists" dos jogos clássicos que conferem profundidade e identidade à produção. Estes desafios estão escalonados por uma curva de dificuldade, luta contra o crono e adaptação às mecânicas. Normalmente visam o cumprimento de determinados objectivos, gastando o menos tempo possível. Pode ser apenas um mini-jogo mais comprido (engloba uma sequência maior) ou então podem ser vários mini-jogos, sucessivos e compostos por diferentes objectivos, sendo que neste caso o tempo final é o somatório do tempo gasto em cada mini-jogo. Se forem suficientemente lestos na realização do(s) objectivo(s) adquirem 3 estrelas, podendo até ganhar uma cobertura arco-íris no caso de completarem o desafio abaixo de um limite não revelado. Estas "speed-runs" vão sendo mais difíceis à medida que sobem de nível. Podem falhar até 3 vidas, nos níveis normais, ou 6 nos níveis mais exigentes, mas se esgotarem um "continue", podem continuar a jogar a partir do último desafio, mas só terão direito a uma estrela no final.
Todos os desafios têm o seu objectivo apresentado assim que começa o mini-jogo, com indicação dos botões a premir, sendo isto útil caso a passagem do tempo vos tenha apagado certos movimentos e acções despachadas. No caso de Wario's Woods pela natureza muito específica dos puzzles e com Punch-Out!! em função da oportunidade dos socos, isto é útil e torna-se necessário treinar um pouco os mesmos níveis até se dominar por completo a mecânica, caso contrário será muito difícil completar os níveis mais elevados.
Percebe-se que os produtores tenham dado mais ênfase e desafios a jogos como Super Mario Bros. 3, Metroid, Kirby's Adventure e NES Remix, enquanto que Wario's Woods, por exemplo, não é tão longo. Os objectivos vão desde o mais básico como completar um nível por inteiro, coleccionar 60 moedas em 20 segundos, eliminar 15 adversários usando o poder de fogo de Super Mario, chegar às bandeirolas saltando sobre plataformas muito afastadas e sob um imenso vendaval, entre outros objectivos mais invulgares como completar um nível em Super Mario Bros.3 praticamente às escuras e levar Kirby até à meta sem ser capaz de inalar os inimigos e sem sofrer qualquer dano. Haverá jogos mais interessantes que outros e no meio de tantos níveis, nem todos funcionam bem, sendo alguns deles altamente frustrantes.
Mas uma vez cumpridos esses objectivos, os níveis seguintes imediatamente ficam disponíveis. E com mais estrelas, mais desafios oferece a secção NES Remix, com mais variantes e remisturas. Ao passar da meia centena, centena e centena e meia de estrelas, mais jogos ficam disponíveis, apresentados sob a forma de pequenos televisores, sendo que podemos escolher livremente o jogo e nível que queremos continuar. Vale a pena investir no jogo e não abrandar quando se torna mais difícil conseguir as 3 estrelas, sobretudo com arco-íris. Os jogos que ficam desbloqueados injectam diferentes mecânicas e mais objectivos, acabando por reforçar a atenção e interesse.
Metroid, por exemplo, só aparece numa fase mais avançada do jogo, estando reservados para o final Ice Hockey e Mario Open Golf, criando um efeito surpresa e bombeando novos níveis juntamente com a secção NES Remix. Através desta adaptação dos clássicos, também se descobre como alguns títulos passaram melhor o teste do tempo. Kid Icarus é surpreendentemente desafiante mas divertido, enquanto que Zelda II: The Adventure of Link, mesmo nestes moldes, não deixa de manifestar os conhecidos problemas.
NES Remix 2 oferece ainda mais dois modos de jogo. O primeiro é o jogo Super Luigi Bros, uma versão espelhada do clássico Super Mario Bros. Com a movimentação específica de Luigi (capaz de saltar mais alto mas também com algumas escorregadelas quando trava o passo acelerado), a trajectória cumpre-se da direita para a esquerda, numa direcção que requer alguma habituação pois são raros os jogos com scroll nesse sentido. Os titulares do original terão ainda acesso, desde o início, ao modo Championship. Trata-se de mais uma luta contra o relógio dentro de três dos jogos disponíveis em NES Remix 2 e com direito a tabela de classificação "online" para a pontuação lograda.
NES Remix 2 mantém a fórmula do original mas é significativamente mais forte em conteúdo, apresentando valiosos trunfos e sem deixar de seguir por um desejável equilíbrio, com propostas como Punch-Out!! e Kid Icarus a subirem à superfície. Alguns desafios entregam uma dificuldade quase insana e, neste formato de pequenos objectivos, são verdadeiros ossos duros de roer. Não obstante a necessária memorização de acções a produzir sob espaços e tempos apertados, a gratificação é imediata assim que se conquista a desejada pontuação. Pelo naipe de jogos facultados e reconstrução criativamente sólida, NES Remix 2 é a derradeira compilação desafiante dos clássicos de culto 8-bit da Nintendo.