Passar para o conteúdo principal

New Super Mario Bros.

Divertimento x 4.

Foi na manhã do primeiro dia da E3, que ficamos a saber que Super Mario Bros. iria ter um novo jogo, desta feita na Nintendo Wii. Sem rodeios e sem muito alarido, este novo jogo, tem simplesmente o título de New Super Mario Bross. Wii. E será que precisava de outro? Não, estamos perante um jogo extremamente divertido, bem equilibrado e acima de tudo com uma jogabilidade fantástica, dando uso ao Wii remote em pleno. Tudo aquilo que esperamos em num novo Super Mario Bros, está neste novo jogo e muito mais.

É perfeitamente notório o caminho natural que este novo jogo leva perante a série. Habituada em outros títulos e spin-offs, a criar jogos com uma componente multiplayer de um fantástico caos vídeo jogável, a Nintendo traz até ao mais conhecido jogo Mario, toda essa panóplia de ideias e refresca novamente a série. Podemos vislumbrar adições vindas do Mario Kart, e Super Smash Bros Brawl. Também é perfeitamente natural que a comparação com LittleBigPlanet venha à nossa memória, não pelo seu global, mas principalmente pela estrutura de quatro jogadores, em side scroll.

Comparações à parte, estamos perante um jogo fantástico, divertido e extremamente viciante. Tal como em qualquer jogo onde a acção se centra na componente multiplayer, e o jogo está criado para premiar o jogador nesse campo, em New Super Mario Bross. Wii a acção e a progressão de cada nível baseia-se na entreajuda de todos os jogadores, e também nas pequenas batalhas pela busca dos melhores locais de salto e de prémios. Esta mistura de bom vs mau, é extremamente viciante, pois embora em certas alturas precisamos de nossos colegas, essa necessidade não é mais do que um mero altruísmo disfarçado de egoísmo. No bom sentido claro.

Papa tudo.

Pude experimentar diversos mundos, cerca de 8 (provavelmente haverá mais), onde se dividiam em diversos níveis. Cada mundo representa um ambiente diferente, que vai desde níveis escuros, níveis baseados na neve, floresta, citadinos, ou mesmo níveis baseados em locais conhecidos, como Egipto. Teremos também níveis aquáticos.

Os controlos são bastante simples, usando o Wii remote como se fosse um comando normal, com as duas mãos, onde mexemos as personagens com o d-pad, o número 1 para efectuarmos golpes, e 2 para saltar. Se abanarmos o comando efectuamos um salto em rodopio, e também podemos pegar em nossos colegas por simplesmente carregarmos para baixo e botão 1. Quando apanhamos certos itens ou fatos, algumas opções poderão variar, pois influencia a jogabilidade. Dou um exemplo. Podemos apanhar um capacete com ventoinha, se abanarmos o comando e saltarmos, isso fará com que voemos em rodopios durante mais tempo.

Outro uso que podemos dar ao comando é quando morremos. Ou seja, se ficarmos para trás (pois a câmara segue os que vão mais à frente), ou se morrermos por outra razão, somos colocados em campo dentro de uma bolha de ar, flutuando pelo ecrã à espera que uma alma caridosa nos ajude a sair ou simplesmente que um inimigo rebente com a bolha. Se nenhuma das duas coisas ocorrer, podemos abanar o comando nas direcções que pretendemos andar, para podermos continuar a percorrer o nível, desta feita dentro da bolha. Este simples acontecimento é extremamente divertido, pois muitas vezes não queremos ajudar o amigo a sair da bolha, porque prémios ou itens valiosos estão logo ali e os queremos só para nós.

Na versão que pude experimentar, as personagens disponíveis eram o Mario, Luigi e os sapos coloridos. Julgamos que na versão final muitas mais personagens estarão disponíveis, ou não estaremos a falar de um jogo Nintendo. Podemos incluir também Yoshi, o pequeno dinossauro, onde podemos colocar-nos em cima e percorrer os cenários a comer pequenas flores, ou mesmo tragando companheiros atirando-os depois para longe ou zonas que antes não tínhamos acesso. Os meus amigos reais eram um garoto, uma mulher que já não jogava jogos do Mario desde os anos 90, e um rapaz que não deveria saber onde se tinha metido. Realço isto, porque embora não nos conhecêssemos, o factor de ajuda entre todos e de competitividade fez com que as bocas, os empurrões físicos e gritos de pedido de ajuda fossem constantes, demonstrando como um videojogo pode aproximar pessoas num convívio salutar e acima de tudo extremamente divertido. A dita mulher que não jogava há mais de uma década, ganhou em todos os níveis, julgo, a bem do meu ego másculo, que teria que ser mentira.

Já deu para perceber o quanto gostei de New Super Mario Bross. Wii, não por trazer algo de verdadeiramente novo, mas sim devido ao divertimento que proporciona quando partilhado por todos. Este poderá ser o calcanhar de Aquiles, pois será tão recompensador se jogarmos sozinhos? Poderei estar a ver o jogo de outro prisma, pois na verdade é um jogo que "obriga" a que se jogue em conjunto, e daí penso que tenhamos que o encarar dessa forma.

New Super Mario Bross. Wii sairá no fim deste ano em exclusivo para a Nintendo Wii.

Lê também