New York Times processa OpenIA e Microsoft
Pelo uso de trabalho com direitos de autor para treinar a IA.
O New York Times anunciou que avançou com um processo legal contra a OpenIA e a Microsoft devido ao alegado uso de material com direitos de autor para treinar a inteligência artificial, com a qual atualmente competem.
Num momento em que existe uma grande discussão sobre o uso de material publicado para treinar inteligências artificiais, o New York Times torna-se na primeira grande organização nos Estados Unidos a processar os criadores da ChatGPT e outras plataformas IA sobre a violação de direitos de autor no treino dessas tecnologias.
O NYT alega perante o tribunal que a OpenIA e a Microsoft usaram milhões de artigos publicados pelo The Times para treinar os chatbots automatizados, que agora servem de concorrência à própria publicação na busca por informação .
O processo legal não arranca com uma quantia monetária exata nas compensações exigidas, mas a defesa fala em "milhares de milhões de dólares" que deve receber pelos prejuízos que sofreu graças a esta alegada prática usada pelas companhias para treinar as suas IA.
Além disso, pedem que as companhias destruam todos os chatbots treinados com material do The Times e todas as informações de treino usadas.
O processo inclui ainda uma menção a possíveis danos causados à publicação quando a IA insere informação errada ou falsa e refere o New York Times como a fonte, algo que diz acontecer ocasionalmente e que também prejudica a sua reputação.
De momento, a Microsoft e a OpenIA ainda não reagiram publicamente.