Passar para o conteúdo principal

Nicolas Cage está preocupado com a IA na indústria do entretenimento

"Onde vai parar a verdade dos artistas?"

Crédito da imagem: Lionsgate Movies

Nicolas Cage, conhecido pela sua extensa carreira no cinema e na televisão, partilhou as suas apreensões relativamente à utilização da inteligência artificial na indústria do entretenimento. Numa entrevista recente ao The New Yorker, Cage falou sobre o seu próximo "scan" digital para a série Spider-Man Noir e manifestou as suas preocupações sobre o papel cada vez maior da inteligência artificial na arte e nos meios de comunicação social.

Cage comentou com humor o processo de digitalização, dizendo: "Têm de me pôr num computador e fazer corresponder a cor dos meus olhos e mudar - não sei. Vão simplesmente roubar o meu corpo e fazer o que quiserem com ele através da IA digital". No entanto, os motivos de preocupação do ator são as implicações da IA na autenticidade da expressão artística.

O ator mostrou-se preocupado com o facto da IA poder comprometer a integridade do trabalho artístico, perguntando: "Onde vai parar a verdade dos artistas? Vai ser substituída? Vai ser transfigurada? Onde é que vai estar a batida do coração?" As preocupações de Cage são o reflexo de uma ampla discussão na indústria, uma vez que a utilização de IA generativa em produções continua a suscitar muita preocupação.

Lê também