Ninja Gaiden Master Collection review - 2 estonteantes clássicos
E uma ovelha negra.
As últimas semanas de 2021 têm sido especiais para os adeptos de séries que estiveram adormecidas durante muito tempo e estão agora a acordar. Após Mass Effect Legendary Edition que recupera a trilogia original para uma nova audiência, tivemos Virtua Fighter 5 Ultimate Shodown a mostrar uma SEGA a experimentar as águas com a clássica série num ambiente moderno para tentar perceber o que fazer no futuro. Agora, é a vez da Koei Tecmo e a Team Ninja atualizarem a série Ninja Gaiden para que fique facilmente acessível em plataformas atuais e pelo caminho tentar perceber o que poderá ser feito numa nova entrada. Mais de 9 anos após o desastroso Ninja Gaiden 3, que manchou a imagem dos brutais e praticamente perfeitos dois primeiros jogos e mandou a série para o centro de descanso, temos agora uma coleção com os 3 jogos chamada Master Collection.
Esta compilação é um pouco complicada de avaliar pois temos aqui dois jogos gloriosos e um desastre que muitos provavelmente preferiam esquecer. Além disso temos de ter em conta o tipo de trabalho aqui executado. A Koei Tecmo tem para te apresentar Ninja Gaiden Sigma, Ninja Gaiden Sigma 2 e Ninja Gaiden 3: Razor's Edge (acompanhados de quase todos os DLCs) em versões remasterizadas que pretendem relembrar ao mundo, especialmente a novos jogadores curiosos com as capacidades destes ninjas, como a ação implacável, brutal e violenta a alta velocidade ainda hoje permanece clássica e capaz de injetar de vigor qualquer jogador que as conquista, mas agora nas mais recentes consolas e PC.
Isto significa que terás os 3 jogos, os dois primeiros em versões que vão deixar os mais acérrimos fãs da série de sobrancelha encorrilhada, com uma melhoria na resolução que pode ir até 4K, acompanhada de performance a 60fps mais estáveis, apesar de não ser perfeita. Com isto, a imagem dos 3 jogos fica muito mais limpa e nítida, o que contribui para a sensação de uma fidelidade gráfica muito superior, mesmo que não tenham sido feitos quaisquer aprimoramentos visuais digno de grande menção. Apesar de alguma geometria e texturas mais básicas, os 3 jogos ainda conseguem apresentar momentos capazes de surpreender, tantos anos depois dos seus lançamentos originais.
A ação impiedosa de Ninja Gaiden (na altura do original era um feito derrotar alguns bosses do qual te podias gabar aos amigos), a velocidade com que a ação decorre, as acrobacias e combos de Ryu Hayabusa e a violência com que os inimigos te atacam rivaliza com a fúria com que movimentas as armas ninja para os fatiar como se a tua vida dependesse disso. Depende mesmo pois em Ninja Gaiden, quanto melhores forem os teus reflexos e destreza a controlar os personagens e a executar os movimentos, melhor será a tua prestação e consequente sensação de triunfo.
Conhecidos pela sua dificuldade e sensação de recompensa no triunfo perante tantos momentos de adversidade, os jogos Ninja Gaiden ainda hoje são de uma essência especial e sem qualquer outra experiência capaz de rivalizar. São clássicos intemporais, em todo o sentido da palavra, esta coleção mostra que o seu ADN tem a mesma qualidade hoje como na altura dos seus respetivos lançamentos. É esse o maior feito da Master Collection, mostrar como os 2 primeiros jogos roção a perfeição para qualquer fã de jogos de ação. Depois tens Ninja Gaiden 3.
Esta coleção permite a uma nova geração descobrir o desastre que é Ninja Gaiden 3. Como o seu design e inimigos está a léguas de distância dos 2 primeiros jogos, desenvolvidos por uma Team Ninja liderada pelo polémico Tomunobu Itagaki, o principal responsável por ressuscitar Ninja Gaiden com o especial propósito de servir uma experiência de impiedosa ação violenta e difícil. Ninja Gaiden e Ninja Gaiden 2 exibem gameplay coeso, firme, que responde com grande velocidade ao pressionar dos teus botões. Isto é essencial para movimentos como contra-ataque ou desviar dos golpes, qualquer falha na precisão dos timings seria desastroso para um combate "normal", quanto mais para as boss fights. Os dois primeiros jogos dão-te essa sensação de respeito devido ao quão sólida é a experiência e os seus sistemas.
Ninja Gaiden 3 não consegue de forma alguma alcançar o mesmo nível de precisão nos movimentos e registo de pressionar dos botões, não apresenta a mesma capacidade para gameplay difícil à velocidade do relâmpago como desejava e ainda hoje isso magoa. É uma ferida tão profunda que colocou em perigo a vida da série e que, passados 9 anos, ainda está a tentar recuperar. No entanto, está agora disponível nas plataformas atuais, nem que seja pela preservação e pela curiosidade. O foco vai inevitavelmente para os 2 primeiros jogos e mesmo que as versões Sigma não sejam as preferidas dos fãs acérrimos das obras de Itagaki, são as versões com mais conteúdo e que provavelmente permitiram à Koei Tecmo executar um trabalho de remasterização com menos problemas.
Se gostas de jogos de ação implacáveis e sustentados por sistemas cuja qualidade é mais do que suficiente para conquistar o teu respeito, Ninja Gaiden e Ninja Gaiden 2 são dois dos melhores jogos de todos os tempos e obras-primas do seu género. Esta Master Collection inclui melhorias na resolução e performance num trabalho de remasterização relativamente simples, mas conseguem relembrar o quão espetaculares são estes jogos. Se os queres em forma facilmente acessível, esse desejo foi finalmente alcançado.
Prós: | Contras: |
|
|