Passar para o conteúdo principal

Nintendo 3DS faz magia

Fomos à Holanda saber tudo sobre o 3D para as massas.

A Nintendo escolheu o norte da Europa, mais precisamente a cidade de Amesterdão, na Holanda, para apresentar à imprensa europeia a nova coqueluche portátil; a Nintendo 3DS, aparelho que introduz o conceito do jogo a 3 dimensões sem necessidade de óculos. 3D para a gente. O evento que serviu para anunciar que a 3DS chegará já no próximo dia 25 de Março à Europa em duas cores (azul mar e preto cosmos), permitiu ainda aos jornalistas convidados palmilhar as primeiras demonstrações jogáveis, com uma mão cheia de títulos que irão servir de primeira vaga para o lançamento. Sobre o preço, a Nintendo revela que se trata de um critério a cargo dos retalhistas, não sendo de excluir uma indexação ao preço que irá ser praticado nos Estados Unidos.

Armada japonesa na linha da frente!

Yoshinori Ono, responsável pela série Street Fighter na Capcom aponta para o 3D em SSFIV

A conferência arrancou à hora prevista, três da tarde locais, com transmissão através da rede. Coube a Jonathan Ross, conhecido apresentador britânico da TV e da rádio – adepto de gaming -, conduzir a conferência. O tom descontraído e humorístico, ficou pontuado logo na abertura, quando o apresentador subiu ao palco envergando uns vistosos óculos 3D de cartão da velha guarda. A presença e participação de um naipe de conhecidos produtores japoneses revela o compromisso da Nintendo em mostrar aos europeus como a produção nipónica está altamente motivada quanto é hora de exibir o potencial tecnológico e as funcionalidades da 3DS. De Yoshinori Ono – confessou que a vinda à Holanda foi o resultado de uma moeda atirada ao ar depois de saber que Reggie o queria em Nova Iorque - (Super Street Fighter IV, 3D edition), ao duo Enamoto/Hatsumi (PES 2011 3D), passando por Yosuke Hayashi (Dead or Alive Dimensions), o desfile de nipónicos contou ainda com a presença Satoru Shibata, presidente da divisão Nintendo Europa, que reforçou o interesse em trabalhar com produtores "third party".

Apoios esses que ficaram assentes quando David Spotsman, da Aardman Animations, falou do interesse em dedicar-se às plataformas virtuais e redes sociais. Através do SpotPass – uma função que permite a descarga automática de conteúdos, bastando que a máquina esteja próxima de locais de acesso à rede ou mesmo conectada a uma rede sem fios em casa -, os utilizadores da portátil poderão descarregar pequenos episódios em 3D da série Shaun the Sheep, em exclusivo para a 3DS. Porém, há mais acordos para revelar. A ligação ao canal Eurosport permitirá trazer vídeos em 3 dimensões à portátil, estando ainda em fase de negociações um acordo com a BSB para a colocação de conteúdos igualmente em 3 dimensões. Apesar da concessão da oferta ao mercado britânico, a Ubisoft recupera os jogos e promete um catálogo alargado, com vários géneros sobre a mesa, assim garantiu Yves Guillemto, CEO da empresa francesa, "maravilhado com as possibilidades ilimitadas da máquina". 8 jogos para a janela de lançamento, incluindo Rayman e Combat of Giants.

E já que sabemos do 3D, que mais serve a 3DS?

Jonathan Ross queria um Animal Crossing vs Street Fighter. Para a próxima.

Laurent Fischer, o francês que é director de marketing da Nintendo para a Europa, cumpre ainda um secundário papel de sósia de George Clooney – por várias vezes alvo incontornável de Jonathan Ross – é quem dá o mote de saída para a descrição da 3DS e da oportunidade do momento para a Nintendo mergulhar definitivamente na tecnologia tridimensional.

Numa altura em que algumas características chave da 3DS eram sabidas, como a regulação do efeito 3D (para maior ou menor intensidade, até à total neutralização), o ecrã de topo superior por comparação com a DSi, a compatibilidade com os jogos DS e DSi, a utilização do botão analógico para garantir maior precisão nos movimentos, duas câmaras e uma para efeitos 3D; o momento serviu para recapitular as funções e elencar novidades.