Passar para o conteúdo principal

Nintendo a grande vencedora da E3?

Analistas têm uma palavra a dizer.

Tirando todas aquelas as editoras, quem é que foi a grande vencedora das conferências de imprensa da E3? A Nintendo, a Microsoft ou a Sony?

De acordo com o analista da EEDAR, Jesse Divnich, "A Nintendo ganhou. Eles tiveram excelentes conteúdos e uma apresentação muito bem feita. Sem celebridades, nem bandas de rock famosas, apenas os jogos."

Michael Pachter, analista da Wedbush Morgan, disse ao Eurogamer que, "A Nintendo venceu com uma consola inovadora muito porreira e um excelente software para a 3DS."

"As pessoas continuam cépticas quanto aos jogos core no Kinect," continuou Pachter, "e com razão. Numa perspectiva do hardcore, tenho eles em terceiro lugar, e ficaram colocados no primeiro lugar como perspectiva de negócio."

O que deixa a Sony no meio. "O pedido de desculpas da Sony foi óptimo," disse Pachter. "O preço da Vita também foi excelente. Mas no entanto não mostraram nada que nos deixasse entusiasmados."

Piers Harding-Rolls, analista da Screen Digest, contou ao Eurogamer que, "Todas têm os seus pontos fortes."

"A Nintendo mostrou uma forte habilidade para inovar e de levar o entretenimento caseiro para novas direcções; a Sony mostrou a sua abertura em adoptar novos modelos de negócio, novos serviços para jogos online e anunciou o preço da PS Vita; A Microsoft levou até ao evento conteúdos para os mercados de massas deixando uma mensagem que a deixa numa posição forte nesta etapa do ciclo de vida da Xbox 360."

Doug Creutz, analista da Cowen and Company, ofereceu-nos uma perspectiva diferente. "Eu não diria que nenhum dos fabricantes de consolas venceu."

"A Nintendo tem a sua nova consola e as pessoas estão interessadas. Mas a resposta foi um pouco atenuada (e o mercado das ações, certamente que não reagiu entusiasticamente)," explicou Creutz.

"A Sony abordou a interrupção da sua rede de uma forma sincera e não estragaram a sua conferência com o anúncio do preço da PS Vita, mas não sei se eles se aperceberam que o mercado das plataformas dedicadas está essencialmente a morrer devido aos smartphones."

"A Microsoft por enquanto parece ter conteúdos para descansar sobre os seus louros, o que provavelmente é bom, mas não gera um aumento do entusiasmo."

Creutz disse que os grandes vencedores foram os jogadores e as lojas "devido à grande quantidade de jogos de alta qualidade que irão chegar às lojas nos próximos seis a 12 meses."

"Digno de nota o facto de que nenhuma das "novas ordens" de jogos (Zynga, Popcap, tec.) preocuparam-se em aparecer."

É claro que isto não teria piada se vocês não nos dissessem qual foi para vós a melhor conferência desta E3. A da Sony, a da Microsoft ou a da Nintendo?

Lê também