Nintendo adia planos para os mercados emergentes
Para se concentrar no mercado mobile.
A Nintendo anunciou que vai adiar os seus planos para entrar nos mercados emergentes, como a China, para dar prioridade aos seus novos planos associados aos dispositivos móveis.
Os planos da Nintendo, fruto de uma aliança com a DeNA, são lançar cinco jogos para dispositivos móveis até março de 2017. Satoru Iwata, presidente da Nintendo, disse aos investidores que a companhia vai forcar-se nesse objectivo em detrimento dos planos para entrar nos mercados emergentes.
Iwata contou que expandir o negócio dos jogos nos smartphone vai aumentar as hipóteses de terem sucesso nos mercados emergentes com títulos para os telemóveis que serão lançados já este ano.
Relembramos que no ano passado a ideia da Nintendo era desenvolver em 2015 novas consolas para os mercados emergentes em vez de venderem versões mais baratas das consolas já existentes. O objectivo era criar consolas e jogos orientados para os consumidores com menor poder de compra e com menos experiência a jogar do que os consumidores dos países desenvolvidos.
Alguns consultores financeiros concordam com esta medida da Nintendo, como por exemplo, Yasuaki Kogure, do grupo SBI Asset Management, que disse que, "Lançar uma nova consola num mercado emergente e correr o risco de falhar é algo que neste momento não cairia bem por entre os investidores. O mercado mobile não só oferece uma plataforma já existente nos países em desenvolvimento, como é também uma forma de testar esses mercados com baixos custos."