Nintendo apresenta grandes perdas
É mau, mas não tão mau como se esperava.
A Nintendo anunciou perdas no valor de 70 mil milhões de ienes (657 milhões de euros) no último semestre que terminou no dia 30 de setembro.
Apesar das perdas não serem tão colossais como faziam crer as previsões do Nikkei, a verdade é que são perdas muito acima dos 35 mil milhões estimados pela Nintendo, uma vez que as vendas da Wii e da Nintendo DS sofreram uma queda mais acentuada do que o esperado.
A isso há que juntar uma grande valorização do iene frente ao dólar e ao euro, o que implicou que as vendas fora do mercado nipónico gerassem menos riqueza para a companhia. As perdas do câmbio da moeda, foram estimadas em 52.4 mil milhões de ienes.
As vendas liquidas do semestre ficaram abaixo das previsões, com o volume de negócio nos 215.7 mil milhões de ienes, o que levou a companhia a rever em baixa as suas previsões de lucros líquidos para o total do ano fiscal. Anteriormente a Nintendo esperava receitas na ordem dos 20 mil milhões de ienes, agora prevê perdas precisamente de 20 mil milhões de ienes.
No total do semestre foram vendidas 3.07 milhões de consolas 3DS (acumulando 6.68 milhões desde o seu lançamento) e um total de 8.13 milhões de jogos desde que foi lançada no início do ano.
A Nintendo DS vendeu 2.58 milhões de consolas (com um total acumulado de 149 milhões) e 28.99 milhões de jogos no último semestre. Enquanto que a Wii vendeu 3.35 milhões de consolas (acumulando um total de 89.36 milhões de consolas) e 36.45 milhões de jogos.