Passar para o conteúdo principal

Nintendo avança com processo contra criadores do Yuzu

Afirma que o emulador prejudica a companhia.

Link crouched on the edge of one of the sky islands
Crédito da imagem: Nintendo

A Nintendo decidiu avançar com um processo legal contra os criadores do Yuzu, popular emulador que permite correr títulos Nintendo Switch no PC.

A Nintendo of America, e os advogados que a representam, afirma que a Tropic Haze LLC, dona e produtora do emulador Yuzu, prejudica o seu negócio ao permitir o acesso ilegal à sua propriedade intelectual, num processo que viola as leis em vigor, com impacto negativo nos clientes legítimos e com o qual consegue beneficiar financeiramente.

A Nintendo afirma que o Yuzu permite aos utilizadores jogar num PC versões piratas de videojogos desenvolvidos apenas para uso da Nintendo Switch, algo que os seus criadores sabem muito bem. Ao efetuar esforços que contornam as medidas de proteção implementadas pela Nintendo, facilitam pirataria numa escala colossal, algo que é ilegal tal como o processo usado para obter as chaves que permitem correr o software.

Além disso, a Nintendo apresenta um exemplo do impacto negativo da atividade do Yuzu, através de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. Dias antes do lançamento oficial do jogo na Nintendo Switch, uma versão pirata para PC surgiu na internet e foram registados mais de 1 milhão de downloads, o que resultou na divulgação de informações que a companhia pretendia manter como surpresa para os seus clientes, que compraram uma cópia legal para jogar na sua consola.

A Nintendo aponta ainda para um pico de atividade no Patreon do Yuzu na altura da chegada da versão pirata de Zelda: Tears of the Kingdom como prova que os seus criadores ganham dinheiro com um negócio que promove a pirataria.

Lê também