Nintendo bloqueia lançamento do emulador Dolphin na Steam
Diz que viola os seus direitos de propriedade intelectual.
O emulador Dolphin já não será lançado na Steam, como previamente anunciado em março.
Apesar do emulador existir há anos, e de ser usado por uma comunidade de entusiastas que querem correr os jogos da Wii e Wii U no PC com melhor qualidade, a promessa de um lançamento no Steam despoletou um aviso da Nintendo perante a Valve.
A página do emulador chegou a estar disponível na Steam, mas entretanto, já foi removida. O aviso da Nintendo, obtido pelo PC Gamer, alerta a Valve de que o emulador viola os direitos de propriedade intelectual dentro do Digital Millennium Copyright Act (DMCA).
Em teoria, os emuladores são legais. O que é ilegal é usar cópias piratas dos jogos nos emuladores. No entanto, parece que o emulador Dolphin usa chaves criptográficas da Nintendo para decifrar as ROMs e permitir a emulação, o que em si é uma violação dos direitos da companhia.
Ou seja, ainda que a emulação não seja ilegal, o emulador comete ilegalidades para tornar a emulação possível. Essa é a argumentação da Nintendo. Os responsáveis pelo Dolphin já disseram que estão a investigar opções e vão ter uma resposta mais detalhada no futuro.