Nintendo DSi inimiga da importação
Loja online e jogos vão estar bloqueados por regiões.
A chegada da Nintendo DSi na Europa vai-se fazer sentir durante os primeiros dias do mês de Abril. Aqueles que pretendiam importar a consola do Japão vão descobrir que esta nova consola apresenta alguns bloqueios regionais quando forem jogar a títulos estrangeiros no país de onde foi comprada a consola.
Agora a Nintendo decidiu explicar a razão pela qual decidiram inserir este bloqueio regional na portátil quando nas suas edições anteriores as suas consolas estavam desbloqueadas a todas as regiões.
Em entrevista ao The Times, David Yarnton, presidente da Nintendo Reino Unido, explicou que este bloqueio regional foi feito para proteger os utilizadores, pois existem vários sistemas de classificação e regulamentação de videojogos em todo o mundo que actuam de forma independente e com critérios dispares, pelo que o mesmo videojogo pode apresentar diferentes classificações em vários países.
Para evitar que os consumidores possam aceder a produtos que não sejam apropriados para a sua idade em função do sistema de classificação aplicável no seu país, a Nintendo desenvolveu este bloqueio regional para a consola.
Yarnton assinalou que, "Existem muitos sistemas de classificação por idades para os videojogos em todo o mundo."
Esta espécie de filtro regional também vai impedir que os jogadores acedam às lojas oficiais das outras regiões. E essa é uma das grandes novidades da DSi que vai permitir descarregar software directamente da consola para os cartões SD acedendo à loja online da Nintendo.
A polémica instalou-se principalmente porque as anteriores versões da Nintendo DS, não incluem qualquer bloqueio regional, sendo possível que jogar numa consola europeia jogos japoneses e norte-americanos, e vice-versa.