Nintendo elimina 8.535 cópias do emulador Yuzu de uma só vez
Com um aviso DMCA.
Há poucas semanas, a Nintendo encerrou o Yuzu e o Citra, dois emuladores que permitiam jogar títulos Nintendo Switch e Nintendo 3DS, respetivamente. Agora, a gigante japonesa conseguiu remover 8.535 repositórios Yuzu no GitHub – que continham código do emulador original – todos de uma vez e com um único aviso de remoção DMCA.
Conforme relatado pelo eurogamer.net, a Nintendo apresentou esse aviso DMCA (Digital Millennium Copyright Act) ao GitHub no início desta semana.
Nele, a dona de Mario e Zelda visou especificamente uma série de repositórios que alegou "fornecerem acesso ao emulador Yuzu ou código baseado no emulador yuzu [que] contorna ilegalmente as medidas de proteção tecnológica da Nintendo e executa cópias ilegais de jogos Nintendo Switch".
Entretanto, o próprio GitHub respondeu, afirmando que "processou o aviso de remoção em toda a rede de 8.535 repositórios, incluindo o repositório pai."
Há pouco menos de um mês, os produtores do Yuzu, Tropic Haze, concordaram em pagar à empresa $2,4 milhões em danos e cessar todas as operações em resposta ao recente processo da Nintendo.