Nintendo com programa de afiliação no Youtube
Youtubers poderão ficar com parte dos lucros nos vídeos dos seus jogos.
No ano passado a Nintendo avançou com uma decisão controversa que não agradou aos youtubers que criavam vídeos do tipo "Let's Play" utilizando os jogos da companhia. Basicamente, através do Content ID Match, a Nintendo estava a reclamar para si os lucros de publicidade destes vídeos, não permitindo que os autores dos vídeos ganhassem dinheiro com eles.
Agora a Nintendo voltou ligeiramente atrás nessa decisão e futuramente deixará que os autores dos vídeos ganhem dinheiro, mas será apenas uma porção do lucro total.
O plano foi explicado ao Gamasutra numa declaração enviada pela Nintendo:
"A Nintendo tem permitido o uso de material protegido por direitos em vídeos do Youtube nas circunstâncias apropriadas. Publicidade pode aparecer nesses vídeos, e mantendo a política anterior esse lucro é partilhado entre o Youtube e a Nintendo".
"Em adição, para aqueles que queiram usar o material mais proativamente, estamos a preparar um programa de afiliação em que uma porção do lucro de publicidade será dado ao criador. Detalhes deste programa de afiliação serão anunciados no futuro".