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Nintendo revela matemática e cálculo no seu Direct

Como sustentar o presente enquanto se gere o futuro?

O Nintendo Direct realizado a 12 de Novembro não foi o que gostaríamos de chamar revolucionário como alguns foram. Pelo contrário, até podemos dizer que a Nintendo foi apanhada a marcar passo. No entanto, dizê-lo desta forma parece pouco elegante, especialmente porque não retrata o charme com que a gigante Japonesa gere o seu tabuleiro de xadrez. Apanhada no meio de um período mais atribulado, a Nintendo vê-se pela primeira vez numa situação sensível, na qual é forçada a gerir três frentes. Por um lado, não pode permitir que a sua Nintendo 3DS perca ritmo no Ocidente, por outro tem que manter o apoio à Nintendo Wii U e por fim, terá que equilibrar isso com a preparação da sua nova consola. Ao invés de se vestir de gala e apimentar o seu actual estado, a Nintendo preferiu manter-se sóbria e focada em não cometer erros de um passado recente.

Compreensivelmente, o Direct desta semana foi focado na entrega de datas concretizáveis e de títulos já plenamente desenvolvidos para não ousar cair em erro. O cuidado com que a Nintendo gere o seu negócio poderá ser prejudicial em termos financeiros mas jamais perdeu o respeito dos seus seguidores. É fácil perceber porquê. A seriedade com que trata as suas propriedades intelectuais poderá não fazer eco junto dos que anseiam por ver algo mais arrojado mas a Nintendo prefere fazer as coisas à sua maneira. Até agora parecia estar a resultar, aliás resulta no caso da 3DS. A intenção foi preencher o vazio, informar que a Nintendo não está parada. De uma hora para a outra, mesmo sem novidades de cabeçalho, a Nintendo povoou a primeira metade de 2016 com títulos que seguem a sua familiar estratégia de permitir que os seus jogos respirem.

Poderá ser discutível mas arriscaríamos dizer que foi o Ocidente que mais ganhou. A Europa e os Estados Unidos da América vão entrar numa fase importante e por todo o mundo milhões de jogadores pedem mais títulos com o selo de qualidade Nintendo. A Nintendo pode não estar propriamente no seu melhor momento mas ainda assim, entre a adversidade, tenta encontrar o espírito para dar a volta por cima. As vendas da Nintendo Wii U não são o esperado e o catálogo repleto de estrelas não resiste ao controverso preço. Mais relevante do que nunca pois estamos perante uma consola que completa este mês três anos e já se fala na sua sucessora.

Quando estamos a olhar para o futuro e a questionar o que será a Nintendo NX, a companhia Japonesa soube dar a cada região o que precisava para manter o fôlego. Sempre focada na qualidade vs. quantidade. Especialmente admirável pois está a remar sozinha. São estes momentos que funcionam com valor dourado para sintonizar a Nintendo com os seus adeptos. Só assim se explica porque optou em consolidar ao invés de espantar. Entre cerca de 30 anúncios, apenas um ainda não havia sido anunciado mas ainda assim uma remasterização e não uma novidade em pleno. No entanto, o sonho de qualquer adepto de JRPGs foi satisfeito naquela noite, com o anúncio de vários nomes sonantes importados directamente do Japão.

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Satoru Shibata, presidente da Nintendo Europe, fez as honras da casa. Penso que ao verificarem a lista de jogos/anúncios que temos em baixo, percebem que este foi um Direct que expressa na perfeição a actual situação da Nintendo: um velho guerreiro que percorre a floresta de bambu sozinho. Sem jamais almejar contornos épicos, o anúncio de uma Nintendo NX terá que ser num palco mundial de maior relevo com o foco dos media generalizados, o conservadorismo da Nintendo tão facilmente criticável por quem dificilmente irá comprar as suas plataformas, mostrou a incrível honra que é beneficiar de um catálogo repleto de pesos pesados. Mesmo que algumas séries de relevo tenham sido recuperadas apenas como relançamentos Virtual Console, é impossível não admirar este catálogo.

Claro que muitos podem colocar em causa a importância que a Nintendo dá a títulos que seriam um pequeno anúncio nas apresentações das rivais mas a Nintendo segue o seu próprio rumo e jamais cede a sua identidade. Ciente do frágil catálogo da sua Nintendo 3DS para 2016, a Nintendo povoou a primeira metade do próximo ano com uma qualidade tão astronómica que quase poderíamos ir à polícia apresentar queixa por assalto à carteira. Bravely Second, dois jogos na série Dragon Quest, um novo Final Fantasy, Mario and Luigi Paper Jam, Hyrule Warriors Legends e claro, Fire Emblem, todos serviram como atestado de qualidade na portátil 3DS. Ficamos a perguntar por Yo-Kai Watch e Shin Megami Tensei IV: Final mas também não podemos ser assim tão gulosos.

Podemos sempre criticar a Nintendo por não sair da sua zona de conforto, podemos criticar por não arriscar em novas propriedades intelectuais como Splatoon, que tanta magia espalha, mas pelo outro lado é impossível não apreciar o respeito, carinho e dedicação que continua a imprimir a tudo a que dá origem. Enquanto a Sony deixa a PlayStation Vita entregue a terceiros, a Nintendo alia-se a eles para brindar de preciosidades esta plataforma tão singular. A Nintendo 3DS na Europa ficou muito mais feliz e os seus jogadores também. Mesmo sendo uma lista feita toda ela de nomes já conhecidos, temos ali alguns jogos capazes de definir a plataforma.

Perante uma apresentação quase toda ela desprovida de novidades, será conservadorismo ou teimosia que permite à Nintendo jamais desistir das suas familiares faces? Muitos podem dizer que é puramente uma questão de lucro fácil na reciclagem de propriedades intelectuais estabelecidas mas a firmeza que ostentam a cada novo lançamento poderá ser encarado como uma validação da postura da Nintendo. O mesmo se pode estender à Nintendo Wii U, malograda consola que vive ligada às máquinas. Vivendo numa espécie de limbo, combatido com atractivos bundles cujo preço continua ainda a ser tema sensível, a consola caseira da Nintendo poderá ser o patinho feio da actual indústria, mas ainda assim, os vislumbres de magnificência brilham com ousadia. Pokkén Tournament mostra uma Nintendo um pouco mais arrojada, a emprestar novas formas às suas propriedades em tons alternativos.

A aposta em Splatoon, que continuará a receber novas actualizações e conteúdos até Janeiro de 2016, e a menção de Super Mario Maker mostram a Nintendo a respeitar os seus lançamentos. Pelo caminho mostra a sua jornada tímida pelas funcionalidades online e mostra os primeiros passos de um futuro mais social. The Legend of Zelda: Twilight Princess HD segue no sentido oposto e mostra a Nintendo agarrada ao passado, mas quem a pode culpar de remasterizar quatro jogos Zelda em cerca de cinco anos quando o faz com qualidade suficiente para garantir a confiança dos seus fãs? Depois de adiado, Star Fox Zero deixou um vazio no Natal de 2015, deixando Splatoon, Mario Maker e Xenoblade Chronicles X com a tarefa de cativar, mas o novo vídeo provou que a Nintendo arriscou mas acertou.

O "receio" da chegada da Nintendo NX poderá afastar muitos potenciais compradores e o preço não ajuda quando as rivais insistem em se aproximar tão perigosamente mas a Nintendo sabe que terá que agradecer a todos os que a apoiaram ao comprar a Wii U. É esta a difícil posição em que a Nintendo se encontra, a de manter minimamente relevante a Wii U para os consumidores enquanto planeia o futuro. Mais do que nunca, os seus movimentos neste quadro de xadrez terão que ser precisos, cronometrados e embrulhados em astúcia. A Nintendo fez um compasso de espera e deu uma imagem aos próximos 3/4 meses, talvez o tempo necessário para tratar das suas estratégias para a segunda metade de 2016.

Será difícil contrariar a sensação que a Nintendo Wii U não irá muito mais além disto mas ainda assim é pena que a Nintendo não tenha feito um esforço adicional para ir além de si mesma e brilhar neste Natal 2015. Aquela sensação que a Microsoft e a Sony vão disputar sozinhas este Natal pinta um panorama menos agradável para os adeptos da Nintendo que gostariam de ver a sua consola brilhar. Sem dar nada como garantido, a Nintendo terá cumprido com os serviços mínimos e deixa ainda mais questões em torno da frágil situação da Wii U. Nenhum anúncio por parte dos seus incríveis estúdios internos (já a trabalhar na NX?) poderá ter sido a sua maior falha mas a Nintendo ganhou alguns trunfos entre os seus fãs.

Nintendo 3DS

  • Bravely Second: End Layer confirmado para primeiro trimestre de 2016
  • Dragon Quest VII: Fragments of a Forgotten Past confirmado para Verão de 2016
  • Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King confirmado para 2016
  • Final Fantasy Explorers anunciado para 29/01/2016
  • Fire Emblem Fates: Birthright terá edição especial
  • Fire Emblem Fates: Conquest terá edição especial
  • Fire Emblem Fates: Revelation estará disponível na eShop para quem tiver um dos dois outros jogos
  • Hyrule Warriors Legends confirmado para 25/03/2016
  • Mario and Luigi: Paper Jam Bros. chegará às lojas a 04/12/2015
  • Megaman Legacy Collection (Primeiros 6 jogos da série) anunciado para início de 2016
  • Nintendo Badge Arcade anunciado e disponibilizado de imediato na eShop
  • Pokémon Picross anunciado para Dezembro na eShop
  • Pokémon Blue, Red e Yellow anunciados para a Virtual Console agendados para 27/02/2016
  • Pokémon Super Mystery Dungeon anunciado para 19/02/2016
  • Super Smash Bros. dá as boas-vindas a Cloud Strife de Final Fantasy VII
  • SteamWorld Heist anunciado para a eShop com lançamento em Dezembro
  • The Legend of Zelda: Tri Force Heroes terá DLC gratuito a 03/12/2015

Nintendo Wii U

  • FAST RAcing Neo recebe trailer e fica confirmado para Dezembro como exclusivo digital
  • Pokkén Tournament confirmado para Primavera de 2016
  • Splatoon recebe a 13 de Novembro nova actualização
  • Super Mario Maker recebe Portal Online para maior interacção com as criações dos jogadores
  • Star Fox Zero anunciado para Abril de 2016
  • Super Smash Bros. dá as boas-vindas a Cloud Strife de Final Fantasy VII
  • The Legend of Zelda: Twilight Princess anunciado para 04/03/2016.
  • The Legend of Zelda Wii U novamente confirmado para 2016
  • The Legend of Zelda: Phantom Hourglass já disponível na Virtual Console por €9.99
  • The Legend of Zelda: Spirit Tracks já disponível na Virtual Console por €9.99
  • Typoman anunciado para a eShop com lançamento agendado para 19/11/2015
  • Xenoblade Chronicles X recebeu novo trailer
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