Nintendo prepara cartões híbridos para a DSi
Alguns serão retrocompatíveis.
Matato Kwahara, director de projectos da Nintendo, anunciou na Game Developers Conference que a companhia está a desenvolver diferentes modos para levar até ao consumidor o software da Nintendo DSi, quer em formato digital quer pela via tradicional.
A distribuição digital será feita através da DSi Shop, destinada à criação de pequenos jogos baseados em conceitos simples que sejam baratos ou até gratuitos para os jogadores, podendo guardar-se na memória interna da consola.
Para a distribuição dita tradicional, a Nintendo vai lançar um novo tipo de cartões de jogo para a Nintendo DS, os "DSi Enhanced Game Cards," que vão permitir que as produtoras utilizem as características exclusivas da DSi, como por exemplo as duas câmaras.
Estes cartões vão ser compatíveis com os dois modelos anteriores da Nintendo DS (a original e a DS Lite), embora, como é óbvio, não possam utilizar as características específicas da DSi. Kuwahara exemplificou, dizendo que os jogadores vão poder utilizar as câmaras da consola para construir texturas que podem ser usadas posteriormente dentro de um jogo.
Outra possibilidade serão os "DSi Game Cards," incompatíveis com a Nintendo DS e DS Lite, destinados a jogos que se foquem completamente em conceitos jogáveis só possíveis com as novas características da DSi.
Estes cartões não estão terminados, mas a Nintendo espera poder oferecê-los às editoras dentro de pouco tempo. É de esperar também que estes novos cartões sejam compatíveis com a função de bloqueio de regiões incluída na DSi.