Nintendo: É normal demorar tanto a revelar a consola?
Faltam seis meses para a NX chegar e nada sabemos dela.
Nada quando falta tão pouco
Depois da situação menos favorável com a Nintendo Wii U, os olhos da indústria estão postos na Nintendo para ver o que é a Nintendo NX, especialmente os seus dedicados fãs que imploram o regresso dos dias de glória. Sabemos algumas coisas sobre a nova Nintendo NX, algumas oficiais e alguns rumores, mas até ao momento, a Nintendo tem mantido a consola envolta em grande mistério. Isto é especialmente intrigante, confuso até, se pensarmos que oficialmente foi anunciada para Março de 2017. Faltam cerca de 6 meses para a sua chegada e não sabemos nada sobre a consola.
Os rumores indicam que se trata de um híbrido entre consola e portátil, algo que encaixaria perfeitamente nas aclamações de inovação e originalidade aclamadas pela Nintendo. Sendo esta a companhia que nos tem surpreendido ao longo das décadas com fantásticas consolas e deliciosos jogos, tem todo o direito de o fazer. O problema é que ficamos cada vez mais intrigados e cada vez mais irrequietos à procura de qualquer coisa sobre a Nintendo NX.
Faltam cerca de seis meses para a consola chegar às lojas, um rumor recente sugere a possibilidade de um lançamento a 4 de Março, um suposto deslize da Nintendo em França, e continuamos sem ter visto a consola sequer, sem conhecer a sua proposta, sem sabermos o seu conceito, e sem tirar a dúvida se esse conceito inovador proclamado por Shigeru Miyamoto é mesmo a junção de uma portátil com uma caseira. Apesar de ter afirmado que deseja melhorar a sua comunicação para que a NX não sofra como a Wii U, a Nintendo continua a baralhar os seus fãs com todas estas incógnitas.
Para tentar perceber melhor esta situação, fomos procurar no historial da Nintendo a diferença de tempo entre a revelação das suas consolas e o seu lançamento. Recuando até 1988 para o anúncio da SNES, apenas a Nintendo 64 teve um período similar a dividir a revelação e a sua presença nas lojas. Os jogadores esperaram apenas 7 meses até ter a consola nas mãos, pelo menos os Japoneses, o que nos dá uma certa esperança que tal possa ser repetido. A Nintendo pode revelar a Nintendo NX num Nintendo Direct, sem barreiras e em directo para todo o mundo, mas até ao momento ainda nada foi anunciado.
Eis então a lista com os principais anúncios da Nintendo, com a data em que foram apresentados e a data em que chegaram às mãos dos consumidores. A primeira data foi a escolhida para exemplificar a diferença. Na sua grande maioria é a data Japonesa, à excepção da Nintendo DS e Wii que chegaram primeiro à América do Norte:
Historial de lançamentos da Nintendo
Nintendo Wii U
- Anúncio: 06/06/2011
- Lançamento: 18/11/2012
- Diferença: 17 meses
Nintendo 3DS
- Anúncio: 23/05/2010
- Lançamento: 26/02/2011
- Diferença: 10 meses
Nintendo Wii
- Anúncio: 17/05/2005
- Lançamento: 02/12/2006
- Diferença: 19 meses
Nintendo DS
- Anúncio: 13/11/2003
- Lançamento: 21/11/2004
- Diferença: 12 meses
Nintendo GameCube
- Anúncio: 24/08/2000
- Lançamento: 14/09/2001
- Diferença: 13 meses
Nintendo Game Boy Advance
- Anúncio: 10/1999
- Lançamento: 21/03/2001
- Diferença: 17 meses
Nintendo 64
- Anúncio: 24/11/1995
- Lançamento: 29/06/1996
- Diferença: 7 meses
SNES
- Anúncio: 21/11/1988
- Lançamento: 21/11/1990
- Diferença: 24 meses
Não é inédito mas é confuso
O máximo que os jogadores tiveram de esperar entre o anúncio e a consola nas lojas foi mesmo 2 anos, com a SNES em 1990. O mínimo foram os já referidos 6 meses para a magistral N64. Isto demonstra que esta situação, apesar de estranha, não é propriamente inédita e a Nintendo poderá anunciar a consola nos próximos meses para a lançar em Março de 2017. Claro que também podemos considerar um eventual adiamento, mas o certo é que a consola ainda não foi anunciada oficialmente, ainda não foi revelada e não sabemos o que esperar da futura aposta da Nintendo nos videojogos.
Se tivermos perante um conceito inovador que combina uma portátil e uma caseira: permitindo que o jogador leve o comando para fora de casa e jogue no seu ecrã, para depois regressar a casa e juntar os comandos ao ecrã para jogar na unidade estacionária, poderá não ser preciso um grande esforço da Nintendo para a promoção. Poderá não precisar de colocar antecipadamente os jogadores a experimentar os jogos e a consola para terem uma ideia do que faz.
Caso a consola introduza algum tipo de tecnologia que precisa mesmo ser testada de antemão para realmente termos uma ideia do que oferece, a Nintendo terá de se apressar. Especialmente para impedir que os jogadores percam a paciência e gastem o dinheiro todo neste Natal. Importante se quiserem ter tempo para passar a mensagem clara e directa que prometerem. De qualquer das formas, a Nintendo tem sido boa no jogo do gato e do rato: não revelando quase nada mas a conta-gotas mostrando o suficiente para deixar os fãs de queixo caído, basta ver a reacção a The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
Mesmo não sendo uma situação completamente inédita, a Nintendo não está propriamente em posição para arriscar em demasiada e tal como o contexto da consola em si, se é portátil, caseira ou híbrida, os fãs estão ansiosos para descobrir se a Nintendo dará finalmente o salto para 2016 em termos de funcionalidades e até em algumas tecnologias.