Podes ficar desiludido com as supostas especificações da Nintendo Switch 2
Revelação empolgante ou uma grande desilusão?
A nova Nintendo Switch 2 tem potencial para competir com a Steam Deck em termos de desempenho, de acordo com informações recentes publicadas no Wccftech. No entanto, as limitações do software podem afetar de forma significativa o desempenho da consola.
Foi durante um episódio do podcast Moore's Law is Dead Broken Silicon que Matthew Cassells, da Alderon Games, discutiu as especificações da próxima consola da Nintendo. Embora a Switch 2 apresente especificações que se aproximam às da Steam Deck, o desempenho pode ser afetado por uma CPU com desempenho inferior em tarefas single-core. Esta limitação foi apontada como um potencial ponto de atrito para a experiência de jogo.
Para além das especificações de hardware, a Switch 2 poderá enfrentar limitações devido a decisões de software. Tal como o modelo anterior, a nova consola poderá incorporar processadores de segurança e encriptação que introduzam limitações, uma preocupação particularmente relevante dado o histórico de hacks da Switch original e a disponibilidade de flash carts no mercado.
Outro aspeto a considerar são as limitações relacionadas com o armazenamento. A Switch atual impede que os jogos registem grandes volumes de dados para preservar a capacidade de armazenamento da memória flash e tem restrições rigorosas quanto ao tamanho das atualizações, o que pode afetar certos tipos de jogos. Estes problemas podem persistir no novo modelo, afetando a forma como os jogos são geridos e atualizados.
Embora a Switch 2 poss chegar com 12 GB de RAM, o que deve ser suficiente para a maioria das necessidades, os jogos mais complexos que utilizam ray tracing ou gráficos avançados do Unreal Engine 5 podem exigir técnicas de upscaling para manter uma qualidade visual aceitável, o que pode resultar em imagens pouco definidas.
Na generalidade, a Nintendo Switch 2 parece estar bem equipada para lidar com os requisitos dos próximos tempos, mas as restrições de software e hardware podem influenciar a forma como a consola se destacará no mercado dos videojogos.