Nintendo: Wii não foi concebida como consola casual
Houve um mal entendido entre consumidores.
A Nintendo explicou que nunca foi sua intenção fazer com que a Wii e a DS fossem taxadas como consolas dedicadas aos jogadores casuais.
Satoru Iwata, presidente da companhia, admitiu numa reunião de investidores na semana passada que a Nintendo falhou no que toca a informar os consumidores de que haveria muito mais para além dos jogos casuais nestas duas consolas.
Quando questionado sobre a atual estratégia de mercado, Iwata explicou que continua a ter como objectivo buscar a expansão da população que joga jogos, mas acrescentou que lançar jogos para os utilizadores casuais não é o único caminho a seguir.
"Num determinado momento do ciclo de vida da Wii e da DS, houve um mal entendido de que a Nintendo estava dedicada a esses jogos," disse ele.
"Fizemos esforços para desenvolver jogos que estivessem de acordo com os vários gostos dos consumidores; no entanto, não fomos capazes de obter uma compreensão adequada do consumidor sobre as nossas intenções, enquanto que a percepção geral foi a de que não existem, ou se existem são poucos, utilizadores hardcore a jogar nas plataformas da Nintendo, o que não é o caso."
Ele continuou a insistir que a Nintendo tem nos seus planos desenvolver jogos que, "podem ser aceites por uma grande variedade de consumidores, independentemente da idade, sexo ou experiência passada a jogar."
"Como é natural a Nintendo sozinha não pode fornecer todos os tipos de software, gostaríamos de atingir os nossos objectivos em cooperação com várias produtoras."
Durante a apresentação, Iwata revelou que as pressões de manterem quatro plataformas distintas ao mesmo tempo significa que teve que pedir ajuda a outras produtoras para fazerem jogos que normalmente seriam desenvolvidos pela própria Nintendo.
"Chega sempre a altura em que temos que nos preparar para a próxima plataforma. Quando chega essa altura, em vez de tentarmos fazer tudo por nós próprios, temos de tentar afunilar aquilo que realmente temos de fazer dentro da companhia e pensar em como podemos colaborar melhor com outras pessoas de outras companhias."
"Por exemplo, equipas lideradas por Shigeru Miyamoto da Nintendo Entertainment Analysis & Development Division cooperaram com produtoras externas para criar títulos que já foram desenvolvidos no passado internamente pela Nintendo."
"Agora que nós percebemos que poderá haver alturas em que precisamos de tomar conta das quatro plataformas de uma só vez, estamos a iniciar estes novos desafios, e eu acredito que aquela fixação de 'temos que fazer tudo sozinhos,' desapareceu dentro da companhia."