Passar para o conteúdo principal

Nintendo World Championship: NES Edition - Uma viagem ao passado

Os maiores clássicos da NES num só jogo.

Crédito da imagem: Nintendo
Nintendo World Championship: NES Edition é uma divertida coleção de minijogos da Nintendo, reunindo mais de 150 desafios inspirados nos clássicos do estúdio. Mario, Metroid ou Zelda fazem parte do pacote, mas fica a saber a pouco.

Um jogo baseado nos lendários eventos Nintendo World Championship não estava presente no meu cartão do bingo para 2024, mas eis que o mesmo chega já amanhã à Nintendo Switch. Uma homenagem aos primórdios da Nintendo, este é um título que serve essencialmente dois públicos muito distintos: aqueles que viveram esta era emblemática, alicerçando-se um pouco no fator nostalgia, ou o público mais jovem que quer perceber e experienciar as origens de títulos que ainda hoje são populares.

Com laivos da saga Wario presente no seu ADN, Nintendo World Championship apresenta dezenas de minidesafios inspirados em alguns dos maiores jogos de sempre lançados na consola NES (que, coincidentemente, correspondem às franquias mais aclamadas da Nintendo). Como seria de esperar, os suspeitos do costume estão presentes: Super Mario, Zelda, Metroid ou Kirby fazem parte de um extenso catálogo, juntamente com muitas outras propriedades intelectuais populares que foram totalmente delineadas abaixo.

Image credit: Eurogamer Portugal

Uma mistura de Wario com clássicos dos anos 80/90

Competindo contra um relógio avassalador, os jogadores são incumbidos de completar determinadas tarefas o mais rapidamente possível, com diferentes graus de dificuldade – normal, difícil, mestre ou lenda. Estas tarefas podem ser tão simples como apanhar um cogumelo num nível de Super Mario, subir uma mísera escada em Donkey Kong ou pegar na espada do Link no The Legend of Zelda original. No entanto, à medida que o jogo avança, a dificuldade cresce exponencialmente, obrigando o jogador a derrotar bosses ou a concluir níveis inteiros.

Eis todos os jogos que serviram de base para os desafios de Nintendo World Championship:

  • Super Mario Bros
  • The Legendo of Zelda
  • Metroid
  • Donkey Kong
  • Kid Icarus
  • Super Mario Bros 2
  • Excitebike
  • Ice Climber
  • Balloon Fight
  • Super Mario Bros 3
  • Zelda II: The Adventure of Link
  • Super Mario Bros: The Lost Levels
  • Kirby’s Adventure

De cada vez que um nível é completado, o jogo avalia o nosso desempenho com uma nota e recompensa-nos com moedas que poderão ser posteriormente usadas para desbloquear ainda mais desafios. A mecânica geral do jogo é bastante simplista e há também um quê de viciante em toda a sua natureza, com uma ânsia constante em bater o nosso próprio recorde e obter a tão badalada classificação “S”.

Alguns níveis são absolutamente implacáveis, necessitando de um nível de destreza exemplar e vastas doses de sorte ao nosso lado. A margem de erro é nula, cada pixel conta, e é necessário estudar o “micronível” ao mais ínfimo detalhe, sabendo exatamente onde saltar ou atacar, repetindo o processo uma e outra vez até atingirmos o nosso objetivo.

Destreza e concentração são imperativos

Nintendo World Championship: NES Edition é acima de tudo um remix glorioso de uma das fases mais marcantes e icónicas da Nintendo mas também da própria história dos videojogos, funcionando inclusivamente como ferramenta didática para introduzir alguns destes clássicos a uma geração inteiramente nova de jogadores (se bem que em formato condensado). Os gráficos retro de 8-bits, as bandas sonoras elétricas e os complicados controlos vieram acoplados, conferindo um maior realismo a toda a experiência que será certamente muito familiar para todos aqueles que cresceram com estes jogos nas décadas de 80/90.

Image credit: Eurogamer Portugal

Para além do modo contra-relógio que conta com mais de 150 desafios, Nintendo World Championship: NES Edition inclui um modo festa que pode reunir até 8 jogadores num mesmo ecrã, competindo uns contra os outros em busca do menor tempo possível na execução do desafio. Apesar de apenas ter conseguido experimentar o modo com dois jogadores, o potencial de diversão é altíssimo, com uma grande probabilidade de causar atritos e quiçá arruinar algumas amizades pelo meio. Por fim, existem ainda dois modos online – campeonato mundial e modo sobrevivência – que permite testar as habilidades aprendidas no modo singleplayer com oponentes de todo o mundo. Infelizmente, não consegui experimentá-los uma vez que os servidores ainda não tinham sido disponibilizados.

Numa indústria com produções cada vez maiores, a escala de Nintendo World Championship: NES Edition pode deixar muitos de pé atrás, especialmente quando consideramos o seu preço de 29.99 euros. Por esta quantia, seria expectável algo imensamente mais diversificado e complexo, mas reconheço que existe valor nas propriedades intelectuais da Nintendo e que isso é já por si uma mais-valia e um fator de enorme atração.

Image credit: Eurogamer Portugal

E com toda a franqueza, este é o único ponto baixo que posso apontar ao novo exclusivo da Switch, que possui uma qualidade técnica imbatível. Alguns controlos podem ser bastante desajeitados, algo que senti com especial intensidade em Ice Climbers, mas isso pode ser considerado como uma herança dos jogos originais e das limitações tecnológicas da NES. Por sua vez, alguns dos graus de dificuldade parecem-me ter sido atribuídos erradamente a certos níveis: existe um enorme caráter de subjetividade, mas alguns fáceis pareceram-me bastante difíceis, com outros difíceis que completei em meros segundos.

Conclusão

Nintendo World Championship: NES Edition é diversão garantida para todos os jogadores, uma viagem ao passado da Nintendo capaz de testar as habilidades físicas até dos mais veteranos. Os jogadores podem contar com dezenas de horas de tentativa e erro, com particular ênfase se o seu objetivo é desbloquear a maior classificação em todos os desafios.

Prós: Contras:
  • A IPs mais famosas da Nintendo
  • Fator viciante
  • Ideal para novatos e veteranos
  • Gráficos 8-bit e banda sonora
  • Variedade de modos online e offline
  • O preço elevado do jogo

Lê também