No Man's Sky ilibado da acusação de publicidade enganosa
Entidade Britânica diz que não foram quebradas as regras.
De acordo com um comunicado apresentado pela ASA, entidade que regula as normas e condutas publicitárias no Reino Unido, a Valve e a Hello Games não quebraram quaisquer regras nos seus esforços publicitários para o jogo No Man's Sky, também conhecido como um dos mais controversos lançamentos da história dos videojogos.
A ASA recebeu 23 queixas de consumidores, a respeito da página Steam de No Man's Sky em Setembro, declarando que esta publicitava funcionalidades e elementos gameplay não existentes no jogo. A entidade Britânica procurou descobrir se a página do jogo no Steam era enganadora, e agora a decisão revela que não.
Nas informações apresentadas para os resultados, a ASA diz que a Hello Games desde o início informou que a experiência era gerada processualmente, e não manualmente, e que a experiência poderia variar imenso de jogador para jogador. De igual forma, a ASA aponta para as indicações da Hello Games, que informava os seus consumidores que poderia ser extremamente difícil recriar com exactidão as cenas apresentadas dada a natureza do jogo.
A Hello Games apresentou sequências gameplay à ASA, nas quais demonstrou que as funcionalidades promovidas estavam presentes no jogo, e que até era possível jogar o jogo num PC com especificações não muito exigentes. Os responsáveis pelo jogo, enviaram 4 horas de gameplay onde revelavam o que a ASA precisava saber, e até utilizaram vídeos de terceiros, como meio de provar o que haviam escrito.
Os criadores de No Man's Sky também explicaram e provaram como a qualidade gráfica apresentada como exemplo na página do Steam, eram representativas credíveis da experiência de jogo. Sem esquecer que os resultados variam de acordo com as configurações de cada jogador e do seu equipamento, a Hello Games explicou ainda que promovem gameplay a 1080p30 quando na verdade é possível jogar a 1080p60.
Entre outras provas apresentadas pela Hello Games para se defender das acusações, a ASA decidiu que No Man's Sky não engana os seus clientes com as informações, vídeos e imagens apresentadas aos jogadores.