Nos EUA, 91% das vendas de jogos na Xbox são digitais
PlayStation e Nintendo ainda longe dessa percentagem.
A Circana, através de Mat Piscatella, revelou que, nos primeiros oito meses de 2024, o crescimento das vendas digitais de videojogos nos Estados Unidos sofreu um abrandamento, reflexo de uma mudança de comportamento do mercado.
De acordo com os dados, as vendas digitais representaram 53% do total de jogos vendidos para a Nintendo Switch, um aumento de apenas um por cento em relação ao ano anterior. A PlayStation 5 e a Xbox Series X/S registaram aumentos ligeiramente superiores, com 78 por cento e 91 por cento das vendas feitas digitalmente, respetivamente, o que representa uma ligeira alteração em relação a 2023.
Este abrandamento das vendas digitais não está necessariamente ligado à queda da procura, mas sim a uma combinação de fatores, incluindo a redução das opções físicas nas lojas e uma estratégia de promoções digitais mais agressiva.
As editoras de jogos têm vindo a introduzir um modelo de preços mais flexível no mercado digital, com descontos pontuais para estimular a procura, ao passo que o mercado físico sempre seguiu uma estratégia de preços mais baixos ao longo do tempo para escoar o stock.
A Circana prevê, no entanto, que o mercado digital continuará a crescer, especialmente com o aumento do número de consolas sem unidades de disco. A comodidade e a ausência de opções físicas poderão aumentar ainda mais a adesão às vendas digitais.
Além disso, a indústria dos no seu conjunto registou uma queda de 2% nas receitas nos EUA, devido à dinâmica do mercado e à falta de lançamentos de hardware de grande impacto este ano.