Passar para o conteúdo principal

Nova ferramenta IA da Google gera mundos 3D jogáveis

Poderá revolucionar a criação de jogos.

Crédito da imagem: Google

A Google apresentou o Genie 2, uma ferramenta avançada de IA capaz de gerar mundos 3D totalmente interativos a partir de uma única imagem. Com base no modelo anterior, que criava ambientes 2D, o Genie 2 pode simular cenários complexos, como interações físicas e dinâmicas ambientais, incluindo os efeitos da gravidade e água.

Esta evolução é um passo importante na criação de conteúdos orientados para a IA, especialmente em domínios como a criação rápida de protótipos para a produção de jogos e ambientes virtuais.

O sistema funciona através da interpretação de uma imagem - a partir de fotografias do mundo real com a IA Imagen 3 da Google - convertendo-a num espaço 3D navegável. Uma vez gerados, os utilizadores podem explorar estes mundos, com a IA a responder dinamicamente às ações do jogador e aos controlos.

Por exemplo, o Genie 2 mantém a coerência ambiental à medida que o ponto de vista muda, assegurando que o novo conteúdo aparece sempre de acordo com o cenário estabelecido. Esta tecnologia também se estende ao comportamento de personagens não jogáveis (NPC), elementos interativos e efeitos de iluminação realistas.

Para além das suas aplicações em jogos, a Google considera o Genie 2 como uma ferramenta para investigação de IA mais vasta, particularmente na produção de elementos capazes de aplicar a aprendizagem em ambientes variados.

Embora o Genie 2 ainda não se destine a ser integrado diretamente na produção comercial de videojogos, o potencial impacto na indústria é grande. Vários responsáveis do sector, incluindo Hermen Hulst, da PlayStation, reconhecem que, embora a IA possa transformar aspetos da produção, o contributo criativo dos produtores humanos continua a ser insubstituível.

Lê também