Nova lei anti-pirataria poderá banir utilizadores da net
À terceira és banido.
Segundo a BBC existem neste momento, em Bruxelas, várias propostas que visam acabar com a partilha de material com direitos de autor.
Uma das leis que tem chamado mais a atenção, tem a finalidade de banir da net um utilizador que tiver recebido três avisos de que ele é suspeito de partilhar material protegido por lei nas redes de partilha de ficheiros. Estas leis também vão permitir aos governos dos próprios países decidirem que software pode, ou não, ser legalmente usado na internet.
Os activistas dos direitos digitais alegam que existe um lobby anti-pirataria muito forte que já assolou estas propostas e que estão a trabalhar nestas alterações com a finalidade de negarem a liberdade aos utilizadores da internet.
"Amanhã, aplicações como o Skype ou até o Firefox podem ser declaradas ilegais na Europa se não tiverem um certificado de uma autoridade admnistrativa", disse Benjamim Henrion, representante da Foundation for a Free Internet Infrastructure, acrescentando que estas propostas irão criar uma "internet soviética".
Para muitas produtoras a pirataria tornou-se numa das suas maiores preocupações, levando estúdios como a Crytek e a Infinity Ward a tornarem publicas as suas dificuldades em conseguir combater contra este problema.
Malcolm Harbor, membro do Parlamento Europeu, diz que as preocupações da Foundation for a Free Internet Infrastructure são infundadas e que ao contrário do que é dito estas medidas irão melhorar os direitos para os consumidores.
Estas medidas foram votadas ontem no Parlamento Europeu, no entanto ainda não se sabe quando é que os resultados serão revelados.