Passar para o conteúdo principal

És uma nódoa em videojogos? Esta patente da Sony vai ajudar

Não é inédita, mas é mais elegante.

Crédito da imagem: Sony

A Sony publicou recentemente uma patente que visa alterar a dificuldade de um jogo em tempo real, adaptando-se instantaneamente às habilidades do jogador. Esta não é uma tecnologia inteiramente inovadora (Crash Bandicoot e Resident Evil 4 já usavam esta tecnologia).

No entanto, a patente da Sony fala em melhorar ou tornar mais elegante o que já existe.

De acordo com o Insider Gaming, esta tecnologia chama-se ‘Adaptive Difficulty Calibration For Skills-Based Activities In Virtual Environments’ e, como já deves deduzir, ela mede o desempenho de um jogador em determinado jogo; depois, ela ajustará a dificuldade, tornando os elementos do jogo mais difíceis ou mais fáceis, para encorajar o jogador a permanecer envolvido por mais tempo, evitando a frustração ou a sensação de que o jogo é muito fácil.

Assim sendo, não será necessário o jogador escolher uma opção de dificuldade ou fazer qualquer ajuste, já que os algoritmos dinâmicos personalizam a experiência para cada um.

Confere uma imagem explicativa mais abaixo da patente.

A documentação da Sony faz referência a uma série de parâmetros que seriam afetados por esta tecnologia, incluindo força da personagem, taxas de spawn de inimigos, habilidade do inimigo e velocidade de movimento.

Image credit: Sony

Lê também