Nova patente do PS VR refere fato háptico, câmeras embutidas e ligação sem fios
Ready Player One?
Uma nova patente da Sony submetida a 22 de Fevereiro e tornada pública no início de Outubro faz alusão a uma nova versão do PlayStation VR que inclui novidades como câmeras embutidas no capacete, um fato háptico que transmite sensações ao utilizador e uma ligação sem fios.
A olhar para os desenhos ilustrativos incluídos na patente, à primeira vista a nova versão é muito semelhante com o PlayStation VR que encontras hoje nas lojas. Há, todavia, algumas diferenças a realçar.
Duas dessas diferenças estão na Figura 1 da patente. O capacete ilustrado tem um microfone incluído e auriculares. Mais adiante na patente, na Figura 6, há uma ilustração de um utilizador sem qualquer comando nas mãos. A descrição desta figura faz referência a luvas e um fato háptico, que vão incluir actuadores para transmitir feedback háptico ao utilizador.
Estudando atentamente a patente, também descobrimos que o comando dado como exemplo (que é parecido com um PlayStation Move), poderá incluir uma câmera. O mesmo acontece com o capacete, que poderá incluir câmeras por motivos de melhorar a detecção de posicionamento e para permitir ao utilizador ver o espaço em redor mesmo com o capacete de realidade virtual colocado.
O novo capacete tem ainda um conjunto de LEDs que vão ajudar a câmera ligada à consola a perceber o posicionamento do utilizador. Além de um conjunto de LEDs na parte frontal, serão colocados LEDs atrás para que a câmera consiga detectar que o utilizador virou as costas.
O facto de existir uma patente não é garantia de que o dispositivo descrito será alguma vez lançado, mas já diz o ditado: onde há fumo, há fogo. Não significa que a Sony vá lançar um dispositivo com todas estas características (o fato háptico parece improvável), mas algumas das características mencionadas já existem noutros capacetes de realidade virtual.