Passar para o conteúdo principal

Novas consolas consomem mais electricidade do que nunca

Maioria do consumo provém do modo standby.

Segundo os dados de um relatório da NRDC, a PlayStation 4 e a Xbox One consomem muito mais energia do que as consolas da geração passada.

"Não temos um problema com as pessoas a jogarem jogos. O problema está na quantidade de energia quando não se estar a jogar um jogo," disse Pierre Delforge, diretor da NRDC, ao USA Today.

O relatório explica que apesar de todas as consolas incorporarem muitas características de eficiência energética desde que foi feito o último estudo em 2008, o aumento no consumo de energia provém de novas características como o modo standby ou sleep. Por exemplo, quase metade da energia anual da Xbox One é consumida pelo modo standby, altura em que mesma consome 15 watts de forma continuada.

A Xbox One consome menos energia a correr jogos do que a PS4, 112 watts contra 137, ou no streaming de vídeos, 74 contra 89; No entanto o "TV mode" da consola da Microsoft consome 72 watts. No estudo é referido que as novas consolas consomem mais energia quando as mesmas estão a ser usadas para se ver vídeos ou em modo standby, do que quando estão a ser usadas para se jogar jogos.

Das três, a Wii U é a única consola que consome menos energia que as consolas da geração passada, ou seja menos 8%, apesar de oferecer um hardware mais poderoso. E gasta menos de 1 watt no modo standby.

Lê também