Novas consolas estão orientadas para um público mais adulto
Segundo estudo da EEDAR.
Segundo um estudo realizado pela EEDAR, os jogos para as consolas da nova geração parecem ir ao encontro de um público mais adulto em comparação com a geração passada.
Em declarações ao site GamesIndustry, Geoffrey Zatkin, presidente da EEDAR, disse que, "A classificação E10+ [jogos para maiores de 10 anos] não era considerada o beijo da morte, mas apenas os jogos desportivos eram classificados nessa categoria. Se olharem para a passagem da PS3 para a PS4, vêm que agora existem apenas metade dos jogos que existiam classificados para todas as idades. A classificação E10+ teve um grande impulso e muitos jogos são agora classificados para adolescentes."
"Duplicou também o número de jogos lançados para maiores de 17 anos," acrescentou. "Normalmente não é costume ver-se mudanças tão radicais. Estão a redefinir qual o mercado a que se dirigem no que toca à idade. A classificação mudou de uma forma dramática e variada de um público abaixo dos 10 anos, para um público mais velho".
Segundo o estudo, se compararmos os números correspondentes aos primeiros três meses da PS3 em relação à PS4, a PS3 tinha uma percentagem de 8% de jogos classificados para adultos, enquanto que a PS4 tem 17%. No caso da Xbox One a percentagem anda nos 21% e a Wii U nos 10%.