Novas ferramentas middleware para a PS4
Unity, GameMaker:Studio e MonoGame serão suportados pela consola, entre outras novidades.
O GDC 2014 não foi apenas o palco para apresentar novidades para os utilizadores da PlayStation 4, a Sony reservou surpresas para os produtores da consola, anunciando novas ferramentas de middleware.
De agora em diante, a PlayStation 4 terá suporte para os programas de produção GameMaker: Studio e MonoGame. Em breve os produtores também poderão recorrer ao Unity, com a versão de acesso antecipado que estará disponível em abril.
O suporte do Unity para as outras consolas da Sony, nomeadamente a PlayStation 3 e PlayStation Vita, será igualmente melhorado, prometendo a Sony soluções completamente integradas neste motor.
"O Unity, GameMaker:Studio e MonoGame representam as ferramentas de desenvolvimento de jogos mais populares usadas pelas universidades e produtores independentes, e são usadas tanto para protótipos como para produção em grande escala", foi dito no PlayStation Blog por Shane Bettenhausen, responsável pelas relações na SCEA.
O GameMaker: Studio está agora disponível gratuitamente para todos os produtores licenciados da Sony, facilitando que os criadores dos jogos Hyper Light Drifter, Samurai Gunn, Nuclear Throne, entre outros, transportem as suas obras do PC para a PlayStation 4.
Gratuito também ficou o Authoring Tools Framework, podendo ser descarregado gratuitamente do site GitHub. Esta foi a ferramenta usada para a produção de vários jogos para a PlayStation 3, PlayStation Vita e PlayStation 4, nomeadamente The Last of Us e Beyond: Two Souls.
Com estas medidas, a Sony quer continuar a apoiar os produtores, referindo que existem mais de 100 jogos independentes em produção para a PlayStation 4.