Passar para o conteúdo principal

Exclusivo: Novas informações sobre Trenched

Site português(Trench) atacado por hackers.

Na semana passada noticiámos em exclusivo que o jogo dos estúdios Double Fine, produtores de Brutal Legends, Trenched poderia ter sido adiado devido a um conflito de registo de marcas, nomeadamente com uma marca portuguesa de um jogo de tabuleiro, Trench, que também tem registo para videojogos.

Conforme tínhamos referido a marca Trench pertence a Rui Monteiro, "onde referiu-nos que sim, que a marca Trench está registada em seu nome, em 2009 para a Europa e pedido em 2010 para os EUA".

Até ao momento o jogo Trenched da Double Fine, exclusivo Xbox 360, apenas foi lançado nos EUA, tendo sido adiado o lançamento na Europa, não havendo para já qualquer nova data.

Para podermos saber o ponto da situação, se os possuidores da marca Trench em Portugal foram entretanto contactados pela Microsoft ou pelo estúdio Double Fine, o criador e possuidor da marca, Rui Alípio Monteiro enviou um comunicado para a redacção da Eurogamer Portugal, no qual podemos ler em baixo na integra.

De acordo com nossas pesquisas, nomeadamente nos comentários na conta de Facebook do jogo Trenched, os jogadores que esperam pelo jogo da Double Fine estão contra o criador português, nomeadamente acusando a marca de bloquear o seu lançamento.

As nossas pesquisas de marcas e patentes apenas encontrámos o registo de Trench, marca portuguesa, registada por Rui Alípio Monteiro.

Para tornar tudo isto ainda mais grave, o site oficial do jogo português foi atacado por hackers, conforme poderão verificar e a prova da imagem em baixo.

"TRENCH: Um jogo de batalhas, a vitória da criatividade Portuguesa.

Rui Alípio Monteiro é o novo criador de jogos tabuleiro. Através da “Criações a Solo”, criou o seu primeiro jogo - TRENCH - inspirado na I Guerra Mundial, com o tabuleiro em formato de losango, pleno de abstraccionismo geométrico, com realce para duas linhas na horizontal a sugerirem as Trincheiras e as peças em pirâmide no mais puro estilo cubista, a simbolizar um clássico confronto de militares em campos de batalha definidos.

O jogo TRENCH aposta no grafismo elegante e depurado, numa dinâmica de jogo criativa e sólida, bem fundamentada na linha dos grandes clássicos, com potencial para ser comercializado em todo o mundo. Assim, com esse objectivo – o mercado internacional – aconselhado pelos advogados, Rui Alípio Monteiro procedeu aos registos nacionais e internacionais. Em Setembro de 2009 foi-lhe concedido o Certificado de Registo de marca TRENCH, nº 007508501, na União Europeia e em 18/06/2010 fez o pedido de registo de marca TRENCH nos Estados Unidos, sendo-lhe atribuído o registo em 15/03/2011 (Registo nº 85066103). Possui também os Certificados de Registo de Desenhos Comunitários e o Certificado de registo do Copyright nos Estados Unidos, no que respeita à apresentação visual e estética do jogo e seus componentes.

Embora a ideia original tenha sido produzir um jogo de tabuleiro, foi registada também a marca para jogos de computador, uma vez que faz parte do projecto global de Rui Alípio Monteiro, tornar o TRENCH num aliciante jogo informático, cuja versão electrónica já se encontra em fase de desenvolvimento. A “Criações a Solo” prosseguiu os cuidados com o seu primogénito, dedicando-lhe todas as atenções que se dedica a um filho predilecto, testando-o em várias entidades públicas e privadas Portuguesas e obtendo um palmarés invejável de pareceres favoráveis.

Todo este recheio de atenções, cuidados e mecânica de jogo colocaram “Criações a Solo”, em evidência na sua presença, como expositor, na Toy Fair 2011, em Nuremberga/Alemanha. Os amantes dos jogos de estratégia, nomeadamente os apaixonados pelo xadrez ficaram cativos do TRENCH.

Agora digam lá se os empreendedores e criadores nacionais estão ou não de parabéns? Actualmente TRENCH entrou em fase de produção pela mão da conceituada produtora nacional – Runadrake, Lda. e, já tem distribuidor exclusivo para Portugal e Espanha – SR. BRINQUEDO, LDA. Muitas novidades ainda se esperam em relação ao TRENCH nomeadamente, acções que envolvem por exemplo, a experimentação do jogo. Como não poderia deixar de ser o TRENCH tem já encontro marcado para a próxima feira de Essen, a Meca dos Jogos.

A “Criações a Solo” de Rui Alípio Monteiro e o seu benjamim e pioneiro - TRENCH - são, completamente alheios e anteriores cronologicamente ao jogo de computador, denominado TRENCHED, recentemente introduzido no mercado pela Microsoft, empresa que, até à presente data, nunca entrou em contacto ou tem qualquer relação com Rui Alípio Monteiro.

A "Criações a Solo", tendo em consideração todos os investimentos já realizados e Rui Alípio Monteiro, como qualquer criador, não poderá deixar de defender, como é óbvio, todos os seus direitos de autor e propriedade intelectual, contra quem os quiser infringir e perpetuar a sua criação, prosseguindo o objectivo de sempre: o de colocar o TRENCH na galeria mundial dos clássicos jogos de tabuleiro/computador.

Lê também