Passar para o conteúdo principal

Novas queixas contra a Sony

Por eliminar o Linux da PS3.

A Sony removeu o suporte para a utilização do Linux através da opção Other OS quando lançou o novo modelo Slim da PS3, e posteriormente retirou também dos modelos originais que o incorporavam através de uma actualização de firmware da consola em Abril, e que já tinha resultado numa queixa contra a Sony nos Estados Unidos.

Agora foram apresentados dois novos processos em tribunal contra a Sony naquele território pela eliminação desta função na sua consola. Um foi apresentado no Tribunal do Distrito do Norte da Califórnia, onde alega que a Sony promoveu a funcionalidade da instalação do Linux, que agora foi retirada. trata-se de uma queixa colectiva e "cada lesado comprou uma PS3 com a previsão justificada de que a Sony continuaria a dar apoio à função Other OS e que o mesmo não seria removido do sistema". Para além disso, afirmam que foi violada a legislação californiana sobre a concorrência desleal, ao anunciar características técnicas que foram retiradas posteriormente. Estas pessoas esperam ser ressarcidas por danos e prejuízos, assim como esperam receber um pagamento das taxas legais.

O outro processo foi apresentado também na Califórnia, e assinala especificamente que a Sony, ao levar a cabo esta mudança, deu aos consumidores "duas opções indesejáveis: ou os utilizadores perdem a habilidade de utilizar outros sistemas operativos, uma característica publicitada e importante, ou perdem a habilidade de aceder a características online, Blu-ray e jogos."

Lê também