Novo firmware da PS5 reforça segurança contra jailbreak e modding
Será que uma questão de tempo?
Na sua mais recente atualização de firmware, a PlayStation 5 recebeu alterações importantes com o objetivo de reforçar as medidas de segurança, nomeadamente ao nível das licenças digitais e da vulnerabilidade da plataforma a jailbreaking e modding.
Como noticiado pelo Wccftech, A atualização, versão 24.06, implementou alterações à funcionalidade de Restauro de Licenças. Anteriormente, os utilizadores podiam restaurar as licenças de todos os jogos que possuíam, quer estivessem instalados nas consolas ou não. No entanto, a recente atualização restringe esta funcionalidade para permitir apenas o restauro de licenças de jogos já instalados.
Este ajuste significa que, quando uma consola PS5 estiver offline, o acesso à maioria dos jogos comprados digitalmente torna-se limitado, uma vez que os utilizadores já não podem transferir licenças para títulos que não estejam atualmente instalados no seu sistema.
A medida da Sony destina-se a potenciais exploits associados ao jailbreak, que podem permitir o acesso não autorizado a conteúdos digitais e facilitar a distribuição de cópias piratas. Embora estas alterações afetem principalmente os utilizadores que tentam modificar ou desbloquear as suas consolas, também servem para reforçar os protocolos de gestão de direitos digitais (DRM), com o objetivo de proteger a propriedade intelectual das produtoras e editoras de jogos.
Para além das melhorias de segurança, a atualização 24.06 introduz novas funcionalidades, como o Welcome hub personalizável, uma função Party Share, perfis de áudio 3D personalizados e definições de Reprodução Remota melhoradas. As correções subsequentes resolveram problemas que afetavam jogos específicos, como o Final Fantasy XVI.