Novo The Witcher usa o Unreal Engine 5 devido às suas ferramentas e acessibilidade
Também devido às suas capacidades para mundos abertos de grande detalhe.
A CD Projekt RED faz parte do conjunto de estúdios que estão a trabalhar com o Unreal Engine 5 da Epic Games e decidiu explicar o porquê desta decisão.
Jason Slama, diretor na CD Projekt RED, juntou a sua voz ao leque de criativos que comemoraram o lançamento do Unreal Engine 5 e explicou que transitaram para este motor devido às suas capacidades para mundos abertos de grande detalhe e por tratar-se de um conjunto de ferramentas usado em todo o mundo, o que permitirá avanços para todos os que o usam.
"Houve uma demo no ano passado, a demo do ambiente medieval, onde a dada altura existe um quatro de notícias estranhamente similar a coisas que fizemos no passado, existia até um aviso a dizer 'procuram-se caçadores de monstros," diz Slama.
"Fiquei a pensar, 'Hmm, estão a tentar dizer-nos para passar para o Unreal Engine, olhem como os jogos podem ficar espetaculares aqui? Aquela demo foi feita com esse propósito nefário?' Não sei, mas chamou mesmo a atenção."
Essa demo fazia parte de um tutorial do Unreal Engine 4 e parece ter encantado a CD Projekt RED de tal forma que está mesmo a usar o novo motor no seu projeto The Witcher, especialmente porque a Epic Games trata de melhorar o motor e a equipa na Polónia foca-se em desenvolver o jogo.
"O Unreal Engine é como uma caixa de ferramentas com muitas funcionalidades, muitas soluções, que já permitem às equipas tentar coisas novas," acrescentou Jakub Knapik, diretor de arte, iluminação e efeitos visuais.
"Uma vez que o Unreal é usado por imensas equipas em todo o mundo, são projetadas imensas perspetivas para o design das ferramentas e isso ajuda as ferramentas a tornarem-se mais ágeis."
Slama disse ainda que se podem focar no design e criação do jogo, sem se preocuparem com questões relacionadas com o motor de jogo e que o Unreal consegue resolver de imediato imensas questões relacionadas com os designs de mundos abertos.