Passar para o conteúdo principal

Novos detalhes de Alan Wake

Iluminação vai ter papel importantíssimo.

Apesar de anunciado e revelado pela primeira vez há já muito tempo, pouco ainda se sabe sobre Alan Wake e com todo o secretismo com que a Remedy tem tratado o título, não se sabe quando vamos poder saber mais.

Depois de ter passado completamente ao lado da GDC, é quase com espanto que vemos chegar novos detalhes de Alan Wake que surgem através de um site Norueguês que esteve à conversa com Oskari Hakkinen da Remedy.

Segundo Oskari Hakkinen, Alan Wake é considerado pelos seus criadores como um jogo de acção psicológica com menos acção que Max Payne e com uma história mais envolvente do que um jogo de terror como Silent Hill. A Remedy espera que a iluminação se torne numa inovação nos videojogos tal como fez com o Bullet Time em May Payne. Hakkinen não adianta muito, apenas diz que a iluminação é um elemento crucial e está relacionada com o sistema de luta também.

A história do jogo vai-nos colocar no papel de Alan Wake, um escritor que é levado até Bright Falls em Washington pela sua mulher Alice. Wake não consegue escrever nada há dois anos e espera que aqui consiga acabar com o bloqueio que o afecta mas tudo começa a correr mal e Wake começa a ter pesadelos que se ligam com o mundo real, páginas do seu novo livro desaparecem e também a sua mulher. Wake vai ter que descobrir o que se passa enquanto coisas estranhas começam a acontecer e se torna mais difícil discernir o que se passa.

O jogo vai ser separado por episódios com cada um a ter o seu conteúdo próprio e final em suspenso a preparar o próximo, algo como visto em Alone in the Dark.

Hakkinen também revela que a Remedy pretende criar uma experiência credível e realista e mesmo com a existência de acção e mesmo que o jogo nos coloque em pesadelos, não vão existir monstros ou zombies. É uma experiência psicológica e a atmosfera vai ser um dos elementos chave da experiência.

Para assegurar uma atmosfera envolvente, a Remedy criou um sistema climatérico dinâmico e um ciclo de dia e noite. O cilma não vai ser apenas para efeito visual pois vai afectar e muito a jogabilidade. Hakkinen não entra em detalhes mas exemplifica que a chuva pode por exemplo alterar a condução do carro e o nevoeiro reduz a nossa visibilidade.

Por enquanto estas são as novidades sobre Alan Wake, um título pelo qual desejamos saber mais e pelo qual esperamos na E3.

Lê também