Passar para o conteúdo principal

Jogos PS4 lançados a partir de Julho também têm de correr na PS5, segundo aviso da Sony aos estúdios

Também recomendou fortemente actualizar jogos existentes para a próxima consola.

A Sony informou os criadores de jogos PlayStation 4 que qualquer novo jogo que seja submetido para certificação e com lançamento após 13 de Julho, terá de ser compatível com a PlayStation 5.

Isto significa que a partir dessa data, qualquer jogo PS4 que a Sony receba para testar, terá de ser compatível com a consola de próxima geração, algo que terá de ser realizado pelos programadores do jogo.

Os documentos partilhados no site de parceiros da PlayStation e vistos pelo pessoal do Eurogamer em Inglaterra, informa sobre uma opção que deve ser assinalada se os programadores quiserem testar os seus jogos em hardware PS5. Esta opção foi adicionada no final de Abril.

A Sony vai contactar cada estúdio com detalhes sobre como testar a compatibilidade PS5, para preparar o lançamento dos seus diversos projectos.

Os documentos vistos pelo Eurogamer em Inglaterra também explicam o que significa "compatibilidade". Um jogo será considerado compatível com a PS5 apenas se o código correr sem problemas na consola e apresentar todas as funcionalidades nas duas consolas.

Um jogo, por exemplo, não poderá ser considerado como compatível com a PS5 se um certo modo não estiver disponível nessa consola.

Ver no Youtube

Estes documentos falam ainda sobre a abordagem às actualizações e remasters de jogos já lançados.

Se um jogo foi submetido antes de 13 de Julho de 2020, qualquer actualização ou remaster não exigirá compatibilidade PS5, mas é algo que a Sony recomenda fortemente.

Estas indicações e normas são para jogos submetidos à Sony após 13 de Julho de 2020 e apesar de jogos como The Last of Us: Parte 2 e Ghost of Tsushima não se inserirem nesse parâmetro, o Eurogamer recebeu confirmação que ambos serão compatíveis com a PS5.

No entanto, isto não esclarece totalmente a abordagem da Sony à retro-compatibilidade na PS5.

Ao pedir aos estúdios e editoras para submeterem jogos com compatibilidade e recomendar que o mesmo seja feito a jogos existentes, sugere que a decisão estará do lado das suas parceiras e não terá compatibilidade total.

A Microsoft já confirmou e detalhou os seus planos, desde melhorias em jogos Xbox, Xbox 360 e Xbox One a correr na Xbox Series X, sem esquecer a funcionalidade Smart Delivery.

Esta é uma questão à qual a Sony terá de responder de forma mais clara.

Lê também