NPD acredita que Xbox possa vender mais do que a PlayStation graças à Scorpio
Analistas dão a sua opinião sobre a nova consola da Microsoft.
Depois de termos acesso às informações oficiais sobre a Project Scorpio, vários foram os meios que se deram ao trabalho de analisar a consola e expor alguns panoramas que a máquina poderá enfrentar quando for lançada.
Foi sobre esse assunto que o site GamesIndustry decidiu juntar alguns analistas da indústria para ficar a conhecer a sua opinião e que expectativas têm sobre a consola. O clima parece ser de incerteza, pois analistas como David Cole, da DFC Intelligence, expressou que segundo os seus relatos os produtores estão cada vez mais afastados da Xbox One e que o lançamento da Scorpio dificilmente mudará essa situação, a não ser que a Microsoft consiga convencer o público a mudar de consola. Já Lewis Ward, director de investigação da IDC, sublinhou as capacidades técnicas da consola e considerou que o seu ponto forte poderá estar no desempenho da realidade virtual e realidade aumentada.
O famoso analista Michael Pachter não podia faltar, ele concentrou-se no preço da Project Scorpio, considerando que um custo acima dos 400 dólares não teria qualquer hipótese contra a PlayStation 4 Pro, mas se o valor for mais baixo do que esse valor poderá ganhar algum mercado por entre os possuidores dos televisores 4K.
Piers-Harding Roll, da IHSMarkit e de novo Lewis Ward, acreditam que o preço da Project Scorpio estará acima dos 400 dólares, chegando até aos 700 dólares, tomando em conta que a Microsoft queira vender a consola ganhando algum lucro e o seu custo de produção seja 650 dólares. Ambos sublinharam que a Scorpio poderá atrair jogadores que procuram alta tecnologia a um preço acessível e mais baixo do que os dispositivos e computadores de última geração.
De entre estes panoramas, que obviamente mostram reserva e cepticismo sobre a Project Scorpio, alguns analistas acreditam que a nova consola tenha um futuro promissor. Joost van Dreunen, CEO da SuperData, mostrou-se surpreendido com o que foi revelado até ao momento e considerou que foi um golpe certeiro da Microsoft, numa luta que claramente está do lado da Sony e onde a Xbox tem estado em segundo atrás da PlayStation. Dreunen sublinhou a capacidade e oportunidade que terá a Scorpio para atrair o mercado do PC e VR oferecendo a consola como opção a um preço competitivo, embora se tenha mostrado preocupado com os jogadores casuais.
Por fim, a postura mais positiva de todos veio da parte de Mat Piscatella, analista do NPD Group, que referiu que graças à presença da Scorpio isso poderá fazer com que as vendas da PlayStation baixem nos Estados Unidos ainda este ano. Segundo a sua perspectiva, com o lançamento da Scorpio, a Microsoft ficaria com um nicho de jogadores hardcore e a partir daí poderia aumentar o seu mercado para outros nichos e atrair mais consumidores. Apesar do optimismo, Piscatella também reforçou a ideia básica de que no final o que importa são os jogos e declarou que, "As pessoas compram consolas para jogar grandes jogos. Não importa as grandes especificações técnicas, se não tiveres conteúdos atractivos a maior parte do mercado não te adoptará".