Nvidia anuncia suporte para G-Sync em monitores FreeSync
O suporte chegará a 15 de Janeiro.
Os utilizadores com um monitor que suporte FreeSync vão poder finalmente desfrutar do G-Sync, isto se o seu monitor estiver na lista oficial de monitores suportados pela Nvidia.
O FreeSync e o G-Sync são ambas tecnologias de VVR (variable refresh rates) que, de forma resumida, sincronizam a placa gráfica com o monitor, criando uma experiência de jogo mais fluída do que seria habitual, eliminando rasgos de ecrã e artefactos visuais.
Como o FreeSync é da AMD e o G-Sync é da Nvidia, as tecnologias não são compatíveis. Por outras palavras, até agora, se tivesses um monitor com suporte para FreeSync não podias usufruir dessa funcionalidade se o teu PC estiver equipado com uma gráfica da Nvidia.
Isso agora mudou. A Nvidia anunciou na sua conferência antes da abertura do CES 2019 que o G-Sync será compatível com alguns monitores FreeSync. A Nvidia diz que vai testar cada monitor individualmente e, se cumprir os requisitos, será aprovado.
Antes do anúncio, foram testados 400 monitores pela Nvidia, mas apenas 12 foram aprovados.
"Os testes de compatibilidade G-Sync vão identificar monitores que oferecem uma experiência base de VRR nas gráficas GeForce RTX 20-series e GeForce GTX 10-series e essas funcionalidades serão activadas automaticamente."
A actualização que vai trazer compatibilidade chegará a 15 de Janeiro. A Nvidia diz que os utilizadores com monitores que ainda não foram testados, ou que falharam os testes, poderão activar as funcionalidades de VRR manualmente.