Nvidia GeForce GTX 760 - Análise
Preço certo.
Na nossa análise da GeForce GTX 770 notamos que as gráficas "Kepler" de segunda geração da Nvidia se concentravam no aumento da performance enquanto aumentavam o valor - um sentimento nobre certamente, mas com um preço na casa dos €370, é na mesma muito dinheiro para gastar por apenas um componente para jogos no PC. A mais recente adição à linha - a GTX 760 - parece uma proposta muito mais tentadora. A custar €240 (apesar de poderem esperar a parceira perto dos €220), oferece a maioria da performance da 670 mais cara, e no processo coloca a Radeon HD 7950, que custa €270, numa posição bem difícil. Encontramos a nova favorita dos entusiastas?
A Nvidia diz que a 760 é desenhada para substituir a descontinuada 660 Ti, a própria é uma peça com preço muito bem visto. Olhando para as especificações, a nova placa tem na verdade menos unidades CUDA - 1152 vs. os 1344 encontrados na Ti (e até na 670). A diferença chave é a largura de banda: memória 192-bit restringida na Ti é largada por uma interface 256-bit completa, aumentando o pico de largura de banda de 144.2GB/s para 192.2GB/s. O relógio base sobe para 980MHz comparado com os 915MHz da 660 Ti, enquanto o aumento auto-overclocking ao relógio chega a 1033MHz (de 980MHz). Adicionalmente, a quantidade de ROPs sobe de 24 para 32 - muito útil para operar em resoluções maiores. Na essência, a Nvidia trocou núcleos por mais velocidade e largura de banda extra, abrindo a oportunidade para performance mais satisfatória em formatos de ecrã tais como 2560x1440.
Mas é a comparação com o mais poderosa GTX 670 que é talvez mais intrigante - a nova placa pode ter apenas 85% dos núcleos CUDA, mas os relógios base são cerca de 7% mais rápidos, e a tecnologia GPU Boost 2.0 pode muito bem ajudar a equilibrar as coisas. Tendo em conta a diferença no preço entre as duas, a ideia de ter algo perto da performance ao nível 670 na casa dos €270 é de deixar água na boca.
Ao analisar a 760 demos por nós com dois alvos de análise: temos a placa padrão da Nvidia enquanto a MSI ofereceu o seu modelo Twin Frozr IV "N760TF 2GD5/OC". Como podem ver na galeria em baixo, a diferença é da noite para o dia - o produto MSI tem um massivo dissipador de calor arrefecido por duas largas ventoinhas, e foi-nos prometida qualidade de componentes de "classe militar". Também chega com um leve overclock, levando-nos para 1085MHz base, 1150MHz aumentados - é muito silenciosa, e claramente mais apta para gerir as altas temperaturas a que as GPUs correm. Como estas a pagar apenas mais €17 pela versão MSI personalizada, é um valor muito bom.
É bem claro do design de referência que os modelos menores da gama Nvidia não vão ter o mesmo tipo de amor que as placas mais caras no seu alinhamento. Chassis metálicos e arrefecimento ultra-quieto reservados para a GTX 770, GTX 780 e Titan continuam restritos às de ponta, significando que a 760 é um padrão inferior por comparação - tudo plástico e mais barulhenta. Pelo outro lado, isto significa que os parceiros da Nvidia serão capazes de providenciar esforços personalizados bem apelativos, o modelo MSI é apenas um. A questão é, além da estética, que tipo de performance podemos extrair desta Kepler de segunda geração numa média gama, e quanto sacrificas em termos de performance pura sobre as ofertas mais caras da Nvidia e AMD?
Começamos com o nosso padrão de referência - Crysis. Apesar das definições very high a 1080p e acima estarem de fora (a não ser que te contentes com performance na casa dos 30fps), baixar um pouco para o nível high ainda puxa pelo PC mais do que a vasta maioria dos jogos atuais no máximo, significando que se a 760 se aguentar com a obra da Crytek, deve ser capaz de lidar com qualquer jogo que tenhas. Aqui ativamos a v-sync e SMAA 2x, o nosso método anti-aliasing preferido para este exigente jogo. Também comparamos a performance lado a lado em duas resoluções principais: 1920x1080 (o padrão full HD a 1080p por outras palavras) e 2560x1440, o emergente novo padrão 2.5K para jogos no PC.
Os resultados são agradáveis - na maior parte ficamos bem acima dos 50fps a 1080p, enquanto a 2560x1440 (1440p se preferirem) vemos a performance na maioria a ficar bem acima dos 30fps. Mantera v-sync e introduzir um limite no rácio de fotogramas pode produzir resultados suaves como seda, especialmente assim que as excelentes técnicas de motion blur da Crytek são introduzidas. Também incluímos um segundo, mais pequeno, vídeo comparando Crysis 3 a correr o mesmo exato conteúdo na 670 assim como na recente Radeon HD 7950 ambas nas definições padrão overclocked (dando-nos efetivamente o espectro do que esperar dos vários modelos HD 7950).
Os resultados são especialmente interessantes. A 760 oferece um pequeno aumento sobre a HD 7950 stock, enquanto a 670 e a HD 7950 com overclock batem-se pelas honras de topo, mas a maior lição aqui é que a delta real na performance entre as duas é mesmo baixa. Tenham em conta quanto dinheiro adicional é preciso para alcançar aquele pequeno aumento extra e a principal lição aqui é que existe claramente uma lei de retornos diminutos que surge quanto mais dinheiro acabas por pagar. O que aconteceria se entrares nos menus gráficos avançados de Crysis 3 e ajustasses um par de definições específicas de efeitos um pouco para baixo, igualizando a performance. Irias notas a diferença? Dá que pensar. Como está, a HD 7950 em frequências de fábrica é batida pela 760 que é mais barata, enquanto a 670 apenas oferece uma vantagem de 2-4fps, e custa mais €72 a €97.
"No teste gameplay do Crysis 3 com a sua performance intensiva, a GeForce GTX 760 continua dentro de espantosa distância de produtos muito mais caros."
Alternative comparison:
Alguns podem dizer que a nossa definição de condições de gameplay - especialmente o uso de v-sync - poderá ser um nivelador (a GPU efetivamente abranda à espera de começar o próximo refrescamento vertical antes de renderizar o fotograma), e que o valor de uma placa gráfica é talvez melhor ilustrado com a examinação de performance de topo, sem restrições. Adicionalmente, este é apenas o teste de um jogo, enquanto um conjunto de jogos melhor representa a capacidade do produto ao longo de um conjunto de jogos.
Com tudo isso em mente, vamos olhar para a 760 num conjunto de gaming benchmarks comparada com uma pequena seleção de gráficas mais caras. Ficamos pelos nossos testes padrão para as gráficas mais caras, começando com uma abordagem "tudo no máximo" em BioShock Infinite, Tomb Raider, Sleeping Dogs, Hitman: Absolution, Metro 2033 e Metro: Last Light a correr a 1080p. A GTX 760 é na verdade representada duas vezes aqui - primeiro na sua forma de referência, de fábrica, e segundo via placa MSI personalizada, que tem um leve overclock de fábrica - uns adicionais 65MHz (contem-nos) adicionados ao relógio base e aumentado.
Os resultados colocam a 760 com uma prestação de qualidade pelo seu preço. Bate confortavelmente a nossa HD 7950 nos testes que refletem gameplay com mais eficácia - BioShock e Tomb Raider - e bate-se muito de perto em monstros sugadores de largura de banda como Hitman: Absolution e os jogos Metro. Vemos um leve aumento na performance no modelo MSI overclocked, por vezes sem diferença e até o ocasional ajuste negativo. Na verdade, o benchmarking é frequentemente uma ciência imprecisa pois não tens ideia do que está o SO a fazer em qualquer momento e quanto esforço da CPU está a ser exercido em tarefas que podem estar a decorrer em fundo.
Mais positivamente, comparações com a 670 revelam um resultado muito aproximado - até vai além num par de testes. Talvez seja outro exemplo da margem de erro em efeito, mas o facto de estar tão perto sequer tendo em conta a diferença no preço é muito apelativo para um produto que é muito mais barato.
"A 760 ou está muito perto, ou igual, ou melhor que a 670 ao correr testes idênticos no mesmo PC. Impressionante."
1920x1080 | GTX 760 | GTX 760 OC | GTX 670 | GTX 770 | HD 7950 (non-boost) |
---|---|---|---|---|---|
BioShock Infinite, DX11 Ultra DDOF | 65.9FPS | 67.4FPS | 69.7FPS | 77.3FPS | 58.6FPS |
Tomb Raider, Ultra, FXAA | 76.8FPS | 79.5FPS | 78.7FPS | 94.2FPS | 75.3FPS |
Metro 2033, Very High, 4x MSAA | 31.5FPS | 30.0FPS | 31.0FPS | 33.5FPS | 33.5FPS |
Metro: Last Light, Very High, SSAA | 27.0FPS | 27.5FPS | 26.5FPS | 33.5FPS | 27.0FPS |
Hitman: Absolution, Ultra, 8x MSAA | 31.0FPS | 29.8FPS | 31.4FPS | 33.7FPS | 32.4FPS |
Sleeping Dogs, Extreme | 41.1FPS | 43.8FPS | 39.1FPS | 48.0FPS | 40.8FPS |
Também experimentamos o overclocking da MSI através do seu programa Afterburner - ficamos firmes com uns adicionais 130MHz sobre a placa padrão, obtendo um ou dois fotogramas extra em todos os testes. Abrindo as comportas nos limites do consumo de energia e deves ficar pronto para um pouco mais de velocidade de relógio dos núcleos CUDA, e um pequeno aumento na velocidade da memória também - mas não esperes milagres aqui.
Em seguida, voltamos a correr os testes, passando para a cada vez mais popular resolução de 2560x1440 - o material de imprensa da Nvidia parece posicionar a 760 como o melhor produto preço vs. performance para a resolução mais popular para jogos - 1920x1080 ou o seu equivalente 16:10, 1920x1200. No entanto, tanto a HD 7650 como a 670 portam-se bem aqui e como a 760 restaura os 256-bit da memória GDDR5, a largura de banda certamente não deveria ser problema. Reconhecendo que as definições supremas não vão produzir uma grande experiência aqui, baixamos um pouco a qualidade, portanto ultra torna-se very high, e very high torna-se high e por aí adiante.
O que vemos é virtualmente uma repetição dos diferenciais 1080p, apesar da HD 760 fechar o fosso em BioShock Infinite, ficando levemente à frente em Sleeping Dogs, mas permanece o facto que estamos apenas um par de pontos percentuais ou arredores atrás da 670, ficando até igual nalguns casos. Hitman: Absolution mostra a 670 com uma pequena vantagem, enquanto Sleeping Dogs mostra a 760 à frente. Corram ambas as gráficas em PCs idênticos lado a lado e garantimos que ninguém será capaz de dizer a diferença. Mesmo acusticamente, os dois exemplos de design que tínhamos pareciam mesmo muito similares, apesar da versão MSI ser quase silenciosa em comparação - por si só talvez merecedor do pequeno extra adicional sobre a placa baseada no design padrão.
"Aparentemente desenhada com jogos de ponta a 1080p em mente, os 256-bit da 760 asseguram que existe muita largura de banda disponível para resoluções mais exigentes."
2560x1440 | GTX 760 | GTX 760 OC | GTX 670 | GTX 770 | HD 7950 (non-boost) |
---|---|---|---|---|---|
BioShock Infinite, DX11 Very High | 60.0FPS | 61.6FPS | 62.9FPS | 74.7FPS | 59.9FPS |
Tomb Raider, High, FXAA | 73.4FPS | 75.8FPS | 76.5FPS | 93.1FPS | 68.4FPS |
Metro 2033, High, 4x MSAA | 24.5FPS | 24.5FPS | 24.0FPS | 26.5FPS | 26.5FPS |
Metro: Last Light, High, No SSAA | 34.5FPS | 34.5FPS | 34.0FPS | 43.0FPS | 35.4FPS |
Hitman: Absolution, High, 8x MSAA/2x MSAA | 19.6FPS/ 37.9FPS | 19.9FPS/ 38.7FPS | 21.2FPS/ 40.3FPS | 22.8FPS/ 45.2FPS | 21.8FPS/ 40.3FPS |
Sleeping Dogs, High | 47.4FPS | 51.5FPS | 46.5FPS | 56.8FPS | 48.1FPS |
Nvidia GeForce GTX 760: o verdito Digital Foundry
A Nvidia está a ser muito agressiva com o desenrolar das suas Keplers de segunda geração. A 770 oferece vantagens na qualidade de construção e performance sobre a 670 e a 680, mas a €390 claramente continua um produto premium. A 760 é um besta completamente diferente - vai acima da sua gama nos departamentos de preço/performance, oferecendo efetivamente uma experiência 670 pelo dinheiro da 660 Ti. Após trabalhar com a placa por uns dias, esperávamos mesmo um preço a competir com a HD 7650 padrão - ao invés disso a Nvidia optou por o bater compreensivamente.
Tendo em conta o quão aproximadamente a AMD e a Nvidia tendem a juntar aumentos percentuais na performance com os seus preços, este é um gesto arrojado que pode redefinir a gama média a €250 no mercado GPU. O inventário da 670 deve descer no preço, e mais ainda na ainda decente 660 Ti, enquanto será colocada imensa pressão na AMD HD 7650 e na versão inferiorizada, a HD 7870 XT - ambas boas placas, mas subitamente ficam a parecer caras para o que oferecem em níveis de performance padrão.
Tenham em conta as opções que a Nvidia inclui e a AMD não - tais como suporte 3D completo, v-sync adaptável, o selecionador automático de definições na experiência GeForce e a introdução de novas coisas fixes como ShadowPlay (a resposta da Nvidia aos Game DVRs que chegam na próxima geração de consolas) em adição ao suporte de drivers no dia de lançamento para a maioria dos jogos e o pacote geral parece ainda mais apelativo. Não existem frívolos extras de valor adicionado, são opções genuinamente úteis. O único ponto realmente negativo que podes possivelmente apontar à 760 diz respeito aos 2GB de memória - com a chegada das novas consolas, todas as apostas estão em cima da mesa sobre quais serão os requisitos RAM para os títulos de nova geração, e como isso irá afetar as versões PC.
No geral, a GTX 760 é claramente um produto muito forte - montes de performance num preço realmente competitivo que irá conduzir a descida do preço de um conjunto de GPUs da AMD e Nvidia. Como não se pode gostar?