O emulador Dolphin não será lançado na Steam
A Valve não o aceita sem autorização da Nintendo.
Os responsáveis pelo emulador Dolphin, que permite jogar jogos Nintendo Gamecube e Nintendo Wii num PC, anunciaram que não será lançado na Steam e explicaram o que aconteceu nos bastidores para tomarem esta decisão.
Numa mensagem partilhada no site oficial, os responsáveis pelo Dolphin esclarecem que foi a Valve a entrar em contacto com a Nintendo sobre o anúncio da chegada do Emulador Dolphin à Steam. Na resposta, um advogado que representa a Nintendo of America pediu à Valve para impedir o lançamento.
O advogado da Nintendo of America deu como justificação o "Digital Millenium Copyright Act (DMCA)" e para não criar problemas legais, a Valve informou que sem o consentimento da Nintendo, os responsáveis pelo emulador não teriam a aprovação para o colocar na Steam.
Após um longo silêncio sobre a situação e com muita especulação sobre o que a Nintendo realmente fez, os responsáveis pelo Dolphin esclarecem que a Nintendo não avançou com uma ação legal e apenas informou a Valve do que faria se o emulador fosse aceite na popular plataforma digital.
Sobre a possibilidade de tudo isto colocar em causa o emulador, os responsáveis pelo Dolphin esclarecem que o seu trabalho não pretende contornar medidas de proteção de conteúdo intelectual protegido. O seu código não se foca nisso, mas sim em recriar o hardware Gamecube e Wii como software, para o utilizador interagir num ambiente emulado.
Além disso, afirmam que os jogos Gamecube nem sequer estão encriptados e que o Dolphin pode ser usado para criar mods que melhoram os jogos sobre as suas versões originais.
Desta forma, após conversar com os seus advogados, asseguram que não estão perante problemas legais com a Nintendo.