Passar para o conteúdo principal

O modo Carreira de EA Sports FC 24 segue na direção de um "Diablo Football"

Os PlayStyles é quase como criar builds.

EA Sports FC 24 é o próximo grande título de futebol da EA Sports e numa recente apresentação, fiquei intrigado com o contínuo esforço em implementar mecânicas mais comuns a RPGs neste título de desporto, quase como caminhasse para se tornar num RPG de futebol nos seus Modos Carreira.

Após uma apresentação na qual vi novidades como os PlayStyles e diversas novas mecânicas, questionei Alex Constantinescu, principal designer de jogo, e Pete O’Donnell, diretor de design de jogo, se o Modo Carreira cresceu imenso com mecânicas que parecem vindas de RPGs e confirmaram-me que não é um devaneio da minha cabeça.

"Eu gosto sempre de falar com as pessoas como se o Modo Carreira fosse um RPG, tu és um feiticeiro, tens um livro com 16 milhões de feitiços pois cada jogador é uma espécie de feitiço que podes colocar numa receita, que é a tua equipa, e depois invocas perante o feitiço de outro feiticeiro," disse Alex.

"Eu gosto sempre de usar este tipo de analogias para pessoas que não gostam de futebol, mas olham para o jogo apenas pelo futebol. Se tirares o futebol, existe aqui um profundo RPG com imensa variedade para criar feitiços através das jovens promessas ou adquirir através das transferências. Eu adoro RPGs e por isso é muito fácil para mim, como designer, transmitir esse tipo de sensações e adicionar-lhe algum futebol em cima para criar uma experiência muito divertida."

Pete O'Donnell acrescentou que os diversos PlayStyles e as suas evoluções permitem combinações que te vão deixar criar personagens únicas, quase como builds visionadas por jogadores específicos e amostras do potencial desta espécie de "Diablo Football".

"O Alex falou sobre criar feitiços com Carreira Treinador, mas penso que os PlayStyles acrescentam a isso pois podes criar uma build, tornas-te num Maverick ou um Heartbeat e depois tens PlayStyles diferentes em cima disso que te deixam jogar de formas diferentes, o equivalente a usar feitiços diferentes," disse Pete.

"Portanto, os teus feitiços são as tuas funcionalidades, as tuas builds. Por isso tem um sistema estilo RPG e queremos mesmo contar as histórias e as pessoas contam as suas próprias histórias, mas queremos entregar as ferramentas que os ajudam a contar as histórias. Definitivamente, é uma das formas para a qual olhamos para o jogo e temos imensos fãs de RPGs na equipa e também são fãs de desporto e isso mistura-se, e fico contente por sentires isso."

Lê também