O preço alto da PS3 está a matar a Sony
Analista diz que a PS3 está a ficar cada vez mais para trás.
Em declarações ao site CVG, o famoso analista Michael Pachter disse que a Sony nesta geração está num distante terceiro lugar e que está a ficar para trás a um ritmo acelerado.
Pachter, que falou ao site depois da Sony ter revelado os seus prejuízos para este ano fiscal, sugere a necessidade de redução de preço da PS3 em todos os territórios para dar uma ajuda e incentivo à divisão Playstation.
No entanto ele diz que a Sony pode não estar disposta a baixar o preço da sua consola até que consiga reduzir os custos de produção.
Pachter diz que, "A coisa mais importante que a companhia tem de fazer é conseguir baixar os custos de produção da PS3, e parece que estão a fazer alguns progressos nesse aspecto. Historicamente a Sony sempre ofereceu os seus produtos a preço de custo ou acima deste, mas também sempre esteve historicamente no primeiro lugar. Nesta geração a companhia está num distante terceiro lugar, e está a ficar para trás a um ritmo acelerado."
"Manter o preço da PS3 alto vai matar a Sony, e dará à Microsoft uma grande vantagem. No meu ponto de vista, cada Xbox 360 vendida é uma oportunidade perdida para a Sony vender uma PS3, e a Microsoft não faz intenções de dar descanso."
"Reduzir o preço custaria caro à Sony, mas poderia gerar no futuro lucros suficientes das vendas dos jogos e dos filmes em Blu-ray para compensar as perdas."
Com a Sony a insistir no início do ano que não faz intenção de reduzir o preço da PS3, Pachter atribuiu apenas uma probabilidade de 5% quanto a uma redução em Abril, uma probabilidade de 20% numa redução na E3, uma probabilidade de 25% de uma redução no Tokyo Game Show e uma probabilidade de 40% no final do ano durante a campanha de Natal.
"Isso deixa-nos uma probabilidade de 10% de que a Sony não irá reduzir o preço em 2009, o que penso que seria um erro," afirmou Pachter.