Passar para o conteúdo principal

O que aconteceu a Deep Down e ao Panta Rhei?

Anunciados em Fevereiro de 2013.

Depois de Final Fantasy VII Remake, Shenmue 3 e The Last Guardian, ninguém deve duvidar que tudo pode acontecer na indústria dos videojogos mas ainda assim não deixa de ser estranha a ausência consecutiva de Deep Down. Sabemos que o desenvolvimento na nova geração não tem sido fácil e que o novo motor de jogo, o Panta Rhei, implica algumas dificuldades. Também sabemos que o jogo cresceu imenso desde a revelação mas ainda assim, passar mais de um ano sem mais gameplay ou até sem quaisquer menções, é no mínimo estranho.

Apresentado em Fevereiro de 2013, aquando da revelação da PlayStation 4, Deep Down foi apresentado por Yoshinori Ono, da Capcom, como um ambicioso projecto de nova geração que ganharia vida graças ao motor Panta Rhei. Desde logo foram encontradas muitas similaridades com Dark Souls mas a Capcom insistia que seria algo diferente. Em Nova Iorque, no ano de 2094, os jogadores iam investigar artefactos para recuarem no tempo e reviver essas memórias. Graças a masmorras geradas aleatoriamente, teríamos diversos desafios patrocinados por incríveis efeitos gráficos.

Desenhado especialmente para a PlayStation 4, Deep Down assumiu-se como um grande impulsionador da imagem que os jogadores esperavam ter dos jogos da, na altura, próxima geração. A ideia de ser lançado como free to play ainda chamava mais atenções.

Ver no Youtube

Deep Down não esteve planeado para lançamento em 2013, apesar da maioria dos jogadores desejar ter esse jogo gratuito no início da PlayStation 4, mas esteve agendado para 2014 e até a sua beta chegou a ser programada para 2015. Como sabemos, a Capcom pediu desculpa, a beta e o jogo não chegaram ainda e somente em 2016 deveremos ter novidades desta nova propriedade intelectual.

No entretanto, a Capcom já anunciou e lançou outros jogos para a nova geração de consolas, e perdeu-se aquela fase de "inocência" inicial nesta actual geração de consolas. Jogos como Street Fighter V, patrocinados pela Capcom, mostram uma companhia com algumas debilidades, no que diz respeito ao financiamento de algumas produções. Pelo outro lado, séries como Monster Hunter continuam a desfrutar de imenso sucesso, Monster Hunter X para a Nintendo 3DS acabou de chegar ao Japão e é líder de vendas.

A produção da Capcom parecia ter tudo para ser algo diferente e de impacto, agora arrisca-se a ser uma mera piada que passará ao lado da maioria. Isto se não cumprir com os requisitos, que entretanto subiram de nível. Dragon's Dogma Online chegou entretanto à PlayStation 4, como um free to play da Capcom, e ainda esperamos por Deep Down.

Ainda acreditam que será lançado? Acreditam que meras complicações na sua produção, a adaptação da Capcom ao desenvolvimento em novas plataformas ou o crescimento da escala do projecto motivaram sucessivos atrasos? Acreditam que o jogo será lançado com toda a promissora glória com que surgiu em 2013 ou perderá a sua chama perante ao que já foi feito entretanto?

O nosso receio é que o espectáculo visual possível graças ao Panta Rhei perca a sua chama quando chegar em 2016, se eventualmente chegar, e que perante a concorrência que entretanto surgiu, a Capcom tenha perdido a oportunidade de conferir a Deep Down uma relevância, e espaço, que jamais poderá conseguir.

Lê também