Oculus procura ajuda para construir o seu dispositivo
Nem a Oculus nem o Facebook possuem a experiência necessária.
A Google conseguiu colocar o seu sistema operativo "nas mãos" do mundo ao vendê-lo a vários fabricantes. A Valve optou pela mesma estratégia com a sua plataforma digital e sistema operativo, para que outras companhias possam vender computadores Steam dedicados.
Agora, a empresa de realidade virtual Oculus está a tentar levar a sua tecnologia na mesma direcção, como podemos perceber pelas palavras do CEO Brendan Iribe ao Bloomberg, dizendo que a companhia é pequena demais para desenvolver o Oculus sozinha.
"Se quisermos colocar mil milhões de pessoas com acesso à nossa realidade virtual, que é o objectivo, não vamos conseguir vender sozinhos mil milhões de dispositivos. Estamos disponíveis para conversar abertamente com qualquer parceiro que se queira juntar à realidade virtual, e existe muito interesse de momento".
A Oculus ainda é uma pequena companhia, ainda nem lançou uma versão comercial do dispositivo. O Facebook também não possui experiência com fabrico de hardware. Faz sentido que a companhia procure parceiros noutros locais, alguém que lhes permita alargar o alcance do seu dispositivo.
Curiosamente, um desses parceiros até podia ser um concorrente, a Sony, que se encontra a trabalhar no seu próprio dispositivo, o projecto Morpheus.
"Mostrámos o nosso protótipo aos seus executivos e dissemos que se quiserem trabalhar connosco, ficamos felizes em aprofundar relações e ser amigos nesta indústria."
Esta semana a Oculus anunciou a compra da equipa da Carbon Design, os mesmos que desenvolveram o comando da Xbox 360, volante e Kinect.