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Oculus Rift concede último desejo a senhora doente

Pôde visitar Itália antes de morrer.

Depois de saber que a sua avó iria morrer dentro de poucos meses em consequência de um cancro terminal, a artista de videojogos Priscilla Firstenberg enviou uma carta à Oculus VR a expor a situação da senhora Roberta Firstenberg, que desejava sair uma última vez ao mundo exterior, mas cuja condição a impedia.

A equipa de apoio do Oculus Rift quando soube da situação enviou aos Firstenberg um kit de desenvolvimento com a demo Tuscany Villa, através da qual Roberta pôde conhecer a Tuscania antes de morrer.

"A equipa transmitiu-me isto hoje," disse Kevin Crawford, um dos responsáveis pela equipa de apoio ao cliente da Oculus, a Priscilla. "Obrigado pelo seu email comovente. Lamentamos muito saber o estado da tua avó e sentimos empatia com toda a situação. Este email foi lido por toda a equipa e ajudar-te foi uma decisão unânime. Infelizmente, não podemos enviar uma das nossas novas unidades uma vez que estamos atrasados com as encomendas já existentes, mas recebemos algumas amostras de desenvolvimento no estúdio," acrescentou o Crawford, que enviou uma unidade Oculus Rift à família Firstenberg.

A senhora Roberta experimentou o dispositivo por um tempo; primeiro confusa e depois surpreendida não só pelo espaço virtual, mas também pela facilidade em locomover-se, contrastando com as dificuldades que ela tinha nesse momento.

"Não posso acreditar. Ouves este tipo de coisas e acreditas que estás preparada para ela, e é como cair numa miragem... numa nova vida... é bonito... é incrível," disse Roberta, embora também tenha alertado para um problema já conhecido: as tonturas, que pensou ser devido à sua condição debilitada.

Priscilla depois teve a ideia de conectar o Oculus Rift com o Street View do Google, e assim a sua avó foi capaz de ver a sua casa do exterior.

"Pude vê-la a sorrir quando ela se virar, quando olhava para cima e para baixo, mas depois ficou triste ao ver que era mais saudável ali," disse Priscilla.

Roberta morreu um mês mais tarde, mas o seu caso é testemunho do potencial da realidade virtual para além dos videojogos.

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